A gestão de estoques é fundamental para uma operação logística otimizada e, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. O responsável por essa parte da gestão é o gerente de operações.
A gestão de estoque pode ser entendida também como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário. Assim, a gestão de estoque tem como objetivo alcançar o equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas.
Uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria. Além disso, deve ter como objetivo um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes.
A seguir, confira sete medidas que vão tornar seu controle mais eficiente:
O controle do estoque é essencial, pois ele representa muito dinheiro e lucros. Ou seja, se um produto fica muito tempo parado, o dinheiro não circula e você ainda terá custos para armazená-lo. Quer saber como o estoque pode impactar diretamente no controle financeiro de sua empresa?
Os estoques são os meios naturais para a empresa poder enfrentar a incerteza na demanda de seus produtos, visto que, por mais preciso que os gestores possam construir as suas previsões de demanda e consumo, ou venda, o ambiente competitivo do mercado atual em que estão as organizações é de extrema incerteza, ocorrendo ...
Por que a gestão de estoque é essencial para o sucesso em logística? O estoque é um dos aspectos mais estratégicos em logística. ... Dessa forma, os métodos de controle de estoque são necessários, pois eles afetam as outras áreas da empresa como o financeiro, o marketing e o comercial.
Uma forma de controlar e medir a gestão de estoques pode ser feita através da utilização de indicadores de avaliação de desempenho. As empresas buscam cada vez mais desenvolver indicadores que mostrem de forma real os níveis de estoques, o valor financeiro investido, a acurácia dos materiais, dentre outros.
A adoção de ferramentas para gestão e controle de estoques possibilita o acompanhamento da quantidade de insumos, etapas relacionadas aos processos de produção, bem como o acompanhamento e a movimentação de matérias-primas e todas as demais informações fundamentais para o bom funcionamento da cadeia de produção.
Eficácia do serviço E a armazenagem garante que você possa fazer isso com maior segurança. Ter um estoque suficiente para lidar com as necessidades normais de suprimento, mês a mês, significa que a organização consegue atender aos pedidos mesmo que seus fornecedores estejam atrasados.
Vantagens da armazenagem: Melhor aproveitamento do espaço; Redução dos custos de movimentação bem como das existências; Facilidade na fiscalização do processo; Redução de perdas e inutilidades.
Qual o motivo de estocar materiais que dificilmente ficam inoperantes ou danificados, : Ok Inversão de capital destinadas a cobrir fatores de risco em circunstancia imprevisíveis e de solução imediata.
1. Condições de reduzir os custos
Investir em uma movimentação de materiais eficiente permite que você reduza custos de produção e armazenagem de produtos, aumentando a lucratividade da sua empresa. Além disso, você aumenta a produtividade da sua equipe, que se torna mais eficiente e assertiva.
13) A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. ... 2-Coordenar oferta e demanda dos produtos. 3-Auxilia no processo de produção.
Funções do sistema de armazenagem
Você sabe quais são os principais tipos de armazenagem?
A logística estratégica pode ser definida como o setor responsável por elaborar e implementar ações voltadas para a otimização dos fluxos de trabalho, redução de custos, criação de valor, elaboração de soluções diferenciadas e obtenção de vantagem competitiva.
A armazenagem, dentro da logística, é uma atividade de extrema importância, já que é um serviço que promove a estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados no interior das fábricas ou ainda em locais destinados a este fim.
No sistema logístico a armazenagem tem como estratégia levar soluções para os problemas de estocagem de materiais possibilitando a integração entre suprimento, produção, distribuição e os clientes.
Vantagens e desvantagens da armazenagem
A armazenagem temporária, como o nome revela, é aquela com duração curta e incerta. Os produtos não ficam no mesmo local por muito tempo e nem sempre é necessário manter um lugar fixo e específico.