A arte na Grécia Antiga ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões. Os gregos acreditavam que a beleza estava na proporção e na simetria e por isso suas obras estavam norteadas por este princípio.
As artes plásticas na Grécia antiga tinham, basicamente, duas funções: decorar a arquitetura e pedir ou agradecer aos deuses. ... Segundo esse conceito, a "arte" era uma habilidade que poderia ser aprendida e aperfeiçoada.
A arte grega abarca todas as manifestações artísticas e revela a história, a estética e mesmo a filosofia desta civilização. A arte grega passou pelos períodos arcaico, clássico e helenístico, e cada uma dessas fases históricas, influenciou a elaboração das obras. ...
A arte grega é marcada pela sua escultura, no final do século VII a.C. No Período Arcaico, eles começaram a esculpir e mostrar a influência que a escultura egípcia tinha sobre eles. Estátuas eram perfeitas. Inicialmente, o material era feito com mármore, cujo nome era Kouros, que significa homem jovem.
A história da pintura dos vasos gregos pode ser dividida estilisticamente em: Estilo Protogeométrico – de aproximadamente 1 050 a.C.; ... Pinturas negras – do aproximadamente entre (700–600 a.C.); Pinturas vermelhas – de aproximadamente 530 a.C..
A figura humana era o principal motivo na arte grega e refletia um respeito pelo equilíbrio. Valorizaram as ações humanas, na certeza de que o HOMEM era a criatura mais importante do universo. Não se submeteram às imposições de sacerdotes ou de reis autoritários.
Resposta. No que diz respeito à cultura os gregos sempre buscaram a máxima aproximação com o real em suas esculturas, especialmente, nas figuras humanas, salientando os músculos, os nervos, veias e tudo mais que pudesse conferir realismo as obras.
O contrapposto clássico é um termo utilizado em escultura para assinalar uma forma de representação humana que busca a naturalidade, em contraposição às representações rígidas e artificiais presentes na escultura até então.
Atenas tornou-se o centro dessas manifestações culturais e reuniu autores de toda a Grécia, cujos textos eram apresentados em festas de veneração a Dioniso. O teatro grego pode ser dividido em três partes: tragédia, comédia antiga e comédia nova.
Na tragédia os atores utilizavam uma túnica até aos pés, chamado quíton, e o coturno; na comédia usavam-se roupas próximas às utilizadas pelos cidadãos e calçavam-se sandálias. * Quem podia atuar, O teatro na grécia antiga? Apenas os homens. ( O texto acima foi só uma introdução ao assunto.)
Considerado o berço do teatro ocidental, a antiga Grécia produziu o drama trágico. Estabelecida a partir de Aristóteles, a lei das três unidades – ação, espaço, tempo – é considerada regra obrigatória para a encenação da tragédia clássica.
Origem do Teatro Grego Nas celebrações Dionisíacas, que duravam cerca de uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam. Com o passar do tempo, as festividades foram evoluindo em organização e elaboração, chegando ao que hoje conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações, etc.
Os Jogos Olímpicos eram parte das cerimônias em homenagem a Zeus. ... O sacrifício era o evento mais significativo da religião na Grécia, o que indica a importância da solenidade olímpica.
Resposta. A religião grega influenciava de mais na arte, que sempre retratava seus deuses ou então ações cotidianas do dia dia. As olimpíadas foram criadas em honra a Zeus, Deus rei do Olimpo.
Resposta:As máscaras eram um instrumento essencial no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego. ... Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, podiam representar personagens de ambos os sexos.
O teatro grego se propõe a retratar dimensões do cotidiano do homem que encontram-se além do representar por representar, mas sobretudo, propõe a educar, ensinar, evidenciar que existem costumes, personalidades, belezas, enfim, adjetivos extremamente diversificados do homem que atua no maior palco já visto, o mundo.
O Teatro grego teve um papel bem relevante no desenvolvimento da cultura da Grécia, influenciando muitas outras sociedades históricas, como, por exemplo, a sociedade romana. O início do teatro se deu em Atenas, aproximadamente em 550 a.C., tendo primeiramente surgido durante as celebrações aos deuses gregos.
O teatro grego apresentava uma função eminentemente pedagógica. Com sua tragédias, Sófocles e Eurípides não visavam apenas à diversão da platéia mas também, e sobretudo, pôr em discussão certos temas que dividiam a opinião pública naquele momento de transformação da sociedade grega.
Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio. A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra.
Os teatros gregos da Antiguidade eram construídos de forma que não tinham um teto, ou seja, se localizavam ao ar livre e, geralmente, constituídos de uma boa acústica. A divisão era feita em áreas, dentre as quais a plateia, a área da orquestra, o cenário e o proscênio.
Antígona: uma Verdade com mais de 2400 anos.