As ponderações T2 e FLAIR permitem a demonstração mais conspícua de lesões na interface caloso-septal e na substância branca periventricular e subcortical.
Muitos nervos são revestidos com mielina. A mielina é um material isolante. Quando está desgastado ou danificado, os nervos podem se deteriorar, causando problemas no cérebro e em todo o corpo. Os danos à mielina ao redor dos nervos são chamados de desmielinização.
Leucodistrofia é uma doença genética que tem como resultado final a destruição da bainha de mielina (doença desmielinizante). A bainha de mielina é uma película que protege os nervos, e sem ela não há impulso nervoso.
Se a bainha de mielina que envolve a fibra nervosa for lesada ou destruída, os impulsos nervosos se tornam cada vez mais lentos ou não são transmitidos. O impulso então é transmitido ao longo de toda a extensão da fibra nervosa, o que toma um tempo maior do que se ele se propagasse de um nódulo para outro.
As fibras nervosas, formadas pelos prolongamentos dos neurônios (dendritos ou axônios) e seus envoltórios, organizam-se em feixes. ... Cada fibra nervosa é envolvida por uma camada conjuntiva denominada endoneuro. Cada feixe é envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro.