O pensamento pré-operatório é a fase do desenvolvimento cognitivo pelo qual a criança passa entre os 2 e os 7 anos. Foi o psicólogo Jean Piaget quem desenvolveu o conhecimento da evolução do pensamento humano a partir do nascimento.
Um dos fatos marcantes da primeira infância remete-se ao surgimento da linguagem. De 2 a 4 anos: aparecimento da função simbólica por meio da linguagem, do jogo e da imitação. ... A criança constrói conceitos a partir das experiências visuais concretas.
O quadro apresenta os estágios Sensório-motor, Pensamento pré-operatório, Pensamento operatório formal, bem como as idades e capacidades de cada estágio.
Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos, ele estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real.
Alguns objetos são de verdade, mas outros são de mentirinha: medicamentos, ataduras, seringa, termômetro, máscara, pomada, embalagem de soro para o nariz, entre outros itens utilizados nos ambulatórios médicos e em farmácias domésticas.
Brincar de médico é uma expressão utilizada no mundo ocidental para referir-se a crianças que examinam o corpo e as genitais um do outro. Pode ocorrer em crianças de sexo diferentes bem como do mesmo sexo e trata-se uma fase natural de descoberta do corpo, desde que os envolvidos tenham idade próxima.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. ... Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade.
Sabe-se que a noção espacial que se forma a partir da relação da criança com o espaço está na base da formação de aspectos importantes relacionados à localização espacial, coordenação motora e lateralidade e ao se orientar na amarelinha, deslocando-se, ora para um lado, ora para o outro, ora para frente, usando as mãos ...
Origem. Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.