Estado de sítio: é decretado em situações de guerra, grave comoção de repercussão nacional ou quando o estado de defesa mostra-se insuficiente para resolver a situação.
No contexto do direito internacional, estado de guerra é uma condição de dois ou mais estados, causada por uma declaração de guerra entre os estados envolvidos. Ver também Guerra.
Já o estado de calamidade pública é decretado quando essas situações se instalam. Cabe ao prefeito avaliar a situação e decretar emergência ou calamidade, casos em que há possibilidade de obtenção de recursos federais e estaduais facilitada.
Nos Estados Unidos, o Congresso, que faz as regras para os militares, tem o poder de "declarar guerra", de acordo com a Constituição. No entanto, nem a Constituição dos Estados Unidos nem qualquer Ato do Congresso estipulam o formato que uma declaração de guerra deve assumir.
CONVOCAÇÃO. Em caso de guerra declarada, os primeiros a serem convocados são os militares da ativa. Em segundo momento, são chamados os militares da reserva que tenham deixado as Forças nos últimos cinco anos.
Ao final dessa análise, podemos concluir que qualquer brasileiro acima de 18 anos pode ser convocado para servir as forças armadas em tempos de guerra. ... Em outras palavras, quando o país está em guerra, todo cidadão civil, acima de 18 anos é um potencial soldado que pode ser chamado para defender o país.
Em geral, as guerras civis se iniciam por algum grupo da sociedade se sentir desfavorecido em comparação a outros e, assim, iniciar o conflito na busca por reivindicar seus direitos. Também pode ocorrer por um grupo se sentir diferente do outro, não se sentir pertencente à Nação, e demandar sua autonomia.
Uma guerra pode começar pelos mais diversos motivos: honra, glória, liberdade, posse de recursos naturais, sentimento de ameaça... e outras questões, digamos, menos nobres.
A guerra é ganha pelos generais e perdida pelos soldados. Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem. A trégua, na guerra, serve apenas para fortalecer o inimigo. Algumas guerras perdemos, e outras ganhamos...
A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). ... O confronto ou a guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos, territoriais, de vingança, ou de posse (quando um grupo deseja algo do outro).
Primeiro motivo. Primeiramente, o maior risco para que aconteça a terceira guerra mundial são os conflitos contínuos na Síria. Os terroristas do EI são a principal preocupação atualmente no mundo, aumentando o número de países que se unem para que territórios dominados por jihadistas sejam bombardeados.
Frases do Helsinki É preciso mais coragem no amor do que na guerra, e você é corajosa.
Perder uma batalha não significa perder uma guerra, pois a vida é constituída de muitas incansáveis batalhas. Jamais desanime diante do caminho traçado ou do perigo enfrentado. Aquele que segue a estrada da vida com perseverança e sem desânimo já pode se considerar um vitorioso!
Compartilhar:
Conflitos mundiais recentes:
Conforme os oponentes e as suas capacidades e estratégias, as guerras podem variar muito na sua duração. As duas grandes guerras da História duraram 4 e 6 anos respectivamente. Há também as que só duram dias e há também as que se arrastam durante longos anos optando neste caso por uma estratégia de guerrilha.
Alguns analistas interpretam o conflito na síria como uma "guerra por procuração" em nível regional, entre Estados sunitas, como a Turquia, Arábia Saudita e Qatar, que apoia a oposição, que é de maioria sunita, e países como o Irã, grupos no Iraque e no Líbano, apoiam o governo sírio de maioria Alauita.
Os campos de petróleo do leste da Síria são os mais importantes do país. O regime tem duas opções: uma reconquista militar ou um acordo com a FDS. Eles sempre argumentaram que qualquer acordo com Damasco deveria respeitar uma distribuição equitativa da riqueza do petróleo.
Neste cenário o Brasil vem exercendo um papel pioneiro na concessão de refúgio a estes necessitados, sendo o primeiro país da América Latina a ratificar a Convenção de 1951 e do Protocolo sobre o Estatuto dos Refugiados de 1967, e ter uma Constituição Federal extremamente garantista, assim como uma legislação ...
Por meio da Polícia Federal, o CONARE processa pedidos de refúgio (em português, inglês, francês e espanhol), realiza entrevista e concede status de refugiado a esses estrangeiros que entram no território nacional. ... Isso dá direito a um visto a eles, que podem inclusive entrar legalmente no território nacional.