musaranho-elefante
baleia-azul
Significado de Musaranho substantivo masculino Pequeno animal semelhante a um camundongo de nariz pontudo.
Musaranho-pigmeu: 3 – 5,2 cm
Principais características: - São insetívoros, ou seja, se alimentam principalmente de insetos. Mas também comem aranhas, caracóis e até mesmo carne em estado de decomposição.
Musaranho-pigmeu: 1,3 – 2,5 g
Maior mamífero do Brasil, o animal aparece na lista de espécies ameaçadas, com tendência populacional em declínio.
Considerada o maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta brasileira (Tapirus terrestris) necessita de grande quantidade de plantas, frutos e até cascas de árvores para sustentar seus quase 300kg.
Essa espécie, também conhecida como anta-brasileira, é o maior herbívoro da América do Sul e pode ser visto em regiões da Mata Atlântica, Cerrado e na Amazônia. Apesar dessa distribuição, são nas florestas amazônicas que há mais chances de preservarmos a existência da espécie.
Significado de anta: Pessoa burra. Idiota.
A espécie é considerada vulnerável no Brasil (IUCN), com status de menos preocupante no Pantanal e Amazonas, mas em perigo de extinção na Mata Atlântica, onde existem poucas populações viáveis, com mais de 200 indivíduos. As populações pequenas têm estimativa de serem dizimadas em menos de três gerações.
A anta brasileira mede em torno de 2 metros de comprimento, e pesa cerca de 300 quilos. ... Ela é muito tímida, e precisa de espaço para viver. Por isso, é considerada vulnerável à extinção.
As antas são animais tímidos que gostam de viver na mata fechada. Elas dormem a maior parte do dia. À noite, saem para comer ervas, folhas, plantas aquáticas e frutos. Elas usam o focinho para mover coisas para o lado e encontrar comida, como os cavalos.
“Foram feitos cortes no cérebro de antas mortas para fazer contagem de neurônios. E foi descoberto que este animal tem uma concentração de neurônios gigantesca, o que que é um animal extremamente inteligente. Já foi feita uma comparação com elefante. ... A anta é a mesma coisa”, diz a pesquisadora.
Sobre seu comportamento, a anta é um animal solitário. Ela vive, no máximo, em grupos de três, sendo eles seus parentes. Para marcar um ambiente, o animal usa a urina e as glândulas que possuem na face. Elas também emitem alguns sons que são modelos de vocalização para se comunicar entre si.