Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
Resposta: a função do coração é bombear sangue e o principal tecido que compõe esse órgão é o miocárdio.
O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária. Esse órgão realiza contrações e relaxamentos que seguem um ritmo cíclico.
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, pouco inclinado para a esquerda.
O coração é um músculo que bombeia o sangue recebido das veias para as artérias de todo o corpo. O coração está posicionado no tórax, atrás do esterno (esterno); na frente da traqueia, esôfago e aorta; e acima do diafragma. Um coração normal tem aproximadamente o tamanho de um punho fechado e pesa cerca de 298 gramas.
Artérias. As artérias formam uma rede de vasos ramificados que transportam o sangue arterial do coração para o corpo. O sangue é bombeado do ventrículo esquerdo e distribuído pela artéria principal do corpo: a aorta. Dela partem ramos arteriais, que se ramificam cada vez mais para irrigar todos os tecidos.
O ciclo cardíaco se divide em duas fases: sístole e diástole. Sístole: A sístole é o período de contração muscular do coração. Nesse período do ciclo cardíaco as válvulas pulmonar e aórtica são abertas e o sangue é ejetado rapidamente do ventrículo esquerdo para a aorta e, do ventrículo direito para a artéria pulmonar.
Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto). A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.
A importância de manter um ritmo cardíaco adequado radica no bom funcionamento do coração e todos os órgãos associados a ele, ou seja, todo o organismo. A frequência cardíaca é definida como o número de vezes que o coração se contrai durante um período de tempo, geralmente de um minuto.