Escreva a história por trás do jogo. Ela vai ajudar a dar um contexto e servir de base para a criação de personagens, conflitos e soluções. Faça um resumo da história, da mitologia e da cultura do mundo onde seu RPG se passa. Assim, o jogo ganhará profundidade e se tornará mais realista.
Método. O RPG por mensagem de texto é baseado em turnos. O turno é a volta completa depois que cada participante mandar a sua resposta e o ciclo ter de recomeçar. A palavra turno pode ser usada para substituir a palavra mensagem, post e resposta.
Tutorial: Como criar uma ficha de RPG completável que adiciona imagens usando o Adobe Life Cycle ES2! (Tio Nitro Tutoriais Doidimais!)
Para a FORÇA, DESTREZA, PODER, APARÊNCIA e CONSTITUIÇÃO você deve rolar 3 dados de 6 lados (3d6). A escolha de qual rolagem vai para cada característica é feita por você, mas lembre-se de colocar os maiores valores para as características que você quer prezar em seu personagem.
Como fazer Fichas de RPG em PDF Completáveis e Salváveis com Adobe Acrobat 9! Tutorial do Tio Nitro!
Vá na terceira guia do programa (Fichas) e comece 'CRIAR NOVA FICHA'. A primeira coisa a se fazer é definir a raça do personagem. Novamente: não é estritamente necessário ler sobre todas as raças antes de fazer a ficha, mas é bom que se leia pelo menos sobre a raça escolhida, para conhecer alguns detalhes.
Regra Opcional: para PVs e PMs variantes, jogue um dado para cada ponto de Resistência. Um personagem com Resistência 3 joga o dado três vezes, e soma os resultados. Se ele conseguir, digamos, 2, 3 e 5, terá 10 Pontos de Vida e 10 Pontos de Magia (2+3+5=10 PVs).
O teste de proficiência é uma forma de comprovar o seu grau de fluência, avaliando a capacidade de se comunicar no idioma por meio da escrita, fala, audição e leitura. As opções de exames são diversas, e cada uma possui diferentes propósitos e benefícios.
Você é perito na artes arcanas e consegue identificar feitiços enquanto são conjurados. A perícia também representa a sua concentração e conhecimento técnico para evitar perder uma magia arcana enquanto é distraído ou atacado.
A pontuação passiva é calculada da seguinte forma: 10 + todos os modificadores que normalmente se aplicam a jogada. Um personagem de primeiro nível com Sabedoria 14 (+2) e que tenha proficiência em Percepção (+2), teria uma pontuação em Percepção Passiva de 14.
A Percepção Passiva é um valor passivo (duh -_-) que indica o quão bem o seu personagem consegue ouvir ou enxergar em situações em que seu personagem não está fazendo ações relacionadas a esses sentidos.
Representa poder e equilíbrio, além de ter usos mundanos como apoio para caminhadas e arma improvisada. É o foco preferido por magistas itinerantes ou militares.
Proficiência é um novo conceito da 5e, e substitui todas as progressões numéricas de personagens e classes. Todos os testes do sistema são 1d20 + Atributo apropriado, de ataques à testes de resistência à perícias à testes de ferramentas.