Características da Constituição de 1937 Caberia ao presidente nomear os interventores (governadores estaduais) e estes deveriam nomear as autoridades municipais, a Justiça Eleitoral e os partidos políticos foram extintos, ... o poder Legislativo, em todos os níveis, foi extinto.
A principal característica dessa constituição era a enorme concentração de poderes nas mãos do chefe do Executivo. ... Seu conteúdo era fortemente centralizador, ficando a cargo do presidente da República a nomeação das autoridades estaduais, os interventores.
Nessa constituição foi extinto o poder Moderador, o voto foi declarado universal (embora não incluísse as mulheres e os analfabetos, por exemplo) e o Estado foi considerado laico.
O Estado Novo foi um período autoritário da nossa história, que durou de 1937 a 1945. Foi instaurado por um golpe de Estado que garantiu a continuidade de Getúlio Vargas à frente do governo central, tendo a apoiá-lo importantes lideranças políticas e militares.
2 de Dezembro - Estado Novo: São extintos todos os partidos políticos no Brasil, pelo Decreto-lei nº 37. 4 de Dezembro - Estado Novo: Numa cerimônia cívica no Rio de Janeiro, são queimadas as bandeiras estaduais. Os Estados seriam proibidos de terem bandeiras e símbolos próprios.
O Plano Cohen foi então divulgado, desencadeando comoção e uma forte campanha anticomunista. Vargas aproveitou-se da falsa ameaça para pressionar o Congresso Nacional a decretar um estado de guerra, que lhe deu poderes para remover seus opositores.
Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Foi caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas.
Resposta. Vargas usou para implantar o Estado Novo o Plano Cohen, que foi utilizado pelo governo federal com o objetivo de aterrorizar a população e justificar um golpe de Estado, o objetivo desse plano era tomar o poder.
* a) Eles pregavam a necessidade de fortalecer a autoridade do Estado – e o corporativismo se prestava a isso – sem cair nos postulados do socialismo, que, para levar a cabo tal fortalecimento, enfraqueceria a Nação e as noções de nacionalidade e nacionalismo.
Entre os destaques, podem ser citados a criação da Justiça do Trabalho, em 1939; o decreto do salário mínimo, em 1940; e a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943. Vargas também ampliou a legislação previdenciária e sindical do país e realinhou seus discursos, tendo nos trabalhadores o seu grande alvo.
O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do país, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações.
O Estado Novo terminou com uma deposição de Getúlio Vargas pelos militares em 1945, advinda do crescente oposição durante a Segunda Guerra Mundial, que se intensificara a partir de 1942, ... Como enfraquecimento político de Vargas, logo tentaram de todas as formas, até por meio de aproximação com os militares, derrubá-lo.
A derrota dos nazi-fascistas pelas tropas aliadas em 8 de maio de 1945 trouxe uma questão ambígua para os brasileiros. Para as eleições estaduais em que elegeriam os governadores e as assembléias legislativas, a data marcada era 6 de maio de 1946. ...
A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas. Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente. ... Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se.
O que foi o Estado Novo? Foi o período da Era Vargas que se iniciou em 1937 e terminou em 1945 e que ficou caracterizado por seu caráter ditatorial. ... A característica principal do Estado Novo era o fato de ter sido propriamente um regime ditatorial inspirado no modelo nazifascista europeu, então em voga à época.
Na década de 1930, surgiu ou se consolidou uma série de regimes totalitários em diversas partes do mundo, tais como o stalinismo soviético, o nazismo na Alemanha, o fascismo na Itália, o franquismo na Espanha e o salazarismo em Portugal.
Como vemos, o Estado Novo conjugou autoritarismo político e modernização econômica, sob um pano de fundo nacionalista e fascista. A relação que a ditadura varguista estabelecia com a sociedade era de controle e vigilância. ... A visão por trás disso era de que o Estado devia organizar a sociedade, e não o contrário.
Resposta. Resposta: O trabalhador ideal era o trabalhador que não contestava o governo e aceitava suas demandas horarias.
O programa surgiu em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome de Programa Nacional e divulgava apenas os atos do Poder Executivo. Em 1938, passou a se chamar Hora do Brasil e sua veiculação tornou-se obrigatória.
O Estado Novo corresponde ao período em que Getúlio Vargas (1882-1954) governou o Brasil entre os anos de 1937 a 1945 , no último momento da Era Vargas, marcado pelo autoritarismo, censura e centralização do poder.
Seu governo começou a sofrer acusações de corrupção e um de seus seguranças foi acusado de atirar contra um deputado e matar um oficial militar. Não aguentando a pressão, Getúlio suicidou-se no seu aposento no Palácio do catete, no rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 1954.
quinze anos
Os historiadores dividem a Era Vargas em três fases: Governo Provisório (1930-34), Governo Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-1945).
Ele em outras palavras diz ao povo brasileiro que os culpados da morte dele eram seus inimigos, ele saiu da vida para entrar na história, foi uma saída de sair da presidência e manter sua reputação,sem ser desposto. (o próprio Vergas falava que só saia da presidência morto).
Resumo das principais realizações do seu governo: - Criou a Justiça do Trabalho em 1939. - Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.