Quem tem transtorno dismórfico corporal vê defeitos onde não existem ou se incomoda demais com certas características na frente do espelho. O escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924) costumava se referir à própria aparência de maneira depreciativa.
A Dismorfia Corporal, também conhecida como Dismorfobia, Transtorno Dismórfico Corporal ou Síndrome da Distorção da Imagem, é muitas vezes confundido com a preocupação excessiva com a aparência, o que pode dificultar o diagnostico nos dias de hoje.
Os sinais e sintomas característicos deste distúrbio, são:
Essa rejeição da própria imagem esconde uma doença psiquiátrica importante: a dismorfofobia corporal (ou síndrome dismórfica). Marco Cassol, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que a dismorfofobia é uma distorção da autoimagem do paciente. “Ou seja, ele tem uma imagem distorcida dele mesmo.
As pessoas com transtorno dismórfico corporal possuem uma preocupação excessiva com um ou mais defeitos ou falhas em sua aparência física, que acreditam parecer feia, sem atrativos, anormal ou deformada. Esses "defeitos" não são observáveis ou parecem discretos para outras pessoas.
Vários antidepressivos têm sido utilizados para o tratamento do TDC, como tricíclicos, clomipramina, fluoxetina,5 fluvoxamina16 e inibidores da MAO,5 e é sabido que esses pacientes respondem insatisfatoriamente com o uso de neurolépticos isolados.
O fisicuturista treina para si, o vigoréxico para os outros. O fisicuturista tem amor em puxar ferro, o vigoréxico tem falta de amor próprio.
Em resumo, a vigorexia caracteriza-se pela distorção da autoimagem do corpo voltada para a questão da força. Os indivíduos vigoréxicos usualmente se descrevem como fracos, pequenos, mesmo tendo desenvolvido musculatura acima da média.
As consequências da vigorexia são:
Body Dysmorphic Disorder (BDD), em português Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), ou Dismorfia do Snapchat, é um transtorno mental em que a pessoa identifica defeitos ou falhas em sua aparência, o que, para os outros, muitas vezes, é imperceptível ou sequer considerado falha.
Já os sintomas podem ser: