Desenvolvimento: O Diagnóstico Cinesiológico Funcional visa identificar, quantificar e qualificar as disfunções cinéticas-funcionais de órgãos e sistemas. Para esse diagnóstico é preciso uma avaliação funcional que vai ser feita por meio de anamnese funcional, exames complementares e testes especiais.
O fisioterapeuta não faz um diagnóstico médico e sim um diagnóstico fisioterapêutico, o qual para a prática da Fisioterapia é muito mais importante do que o diagnóstico médico, pois ele que irá direcionar o tratamento da Fisioterapia (não tem como saber o que intervir, por exemplo, sobre uma lombalgia, só com a sua ...
O prognóstico fisioterapêutico é a estimativa de evolução do caso, a opinião do profissional sobre a melhor capacidade física que o paciente está sujeito a alcançar depois de submetido ao tratamento.
Confira abaixo como montar um plano fisioterapêutico:
Cada etapa ou parte do Plano de Tratamento deve encaminhar o paciente para a prática de um dos 12 Passos. Um Plano de Tratamento deve fornecer métodos/tarefas claras que auxiliem o cliente a enxergar e alcançar objetivos definidos, que o aproxime de metas mais abrangentes, porém realísticas.
Na hora de elaborar o plano de tratamento, sente e ouça quais são as expectativas que ele possui, explique exatamente o que você propõe que seja feito, mostre a importância daquilo e nivele os seus sentimentos com os dele. Trate-o de forma humanizada e inteligente.
Mesmo que cada caso seja diferente, é comum que o plano de tratamento odontológico sigas as etapas da consulta inicial, tratamento de urgências, periodontia, endodontia, cirurgias, dentística, ortodontia e reabilitação protética.
É de conhecimento dos cirurgiões-dentistas que o tratamento da doença periodontal propriamente dita, independentemente do tipo que se apresente, pode ser dividido didaticamente em três etapas: tratamento não cirúrgico (raspagem a campo fechado), tratamento cirúrgico e terapia de suporte, que é o acompanhamento do ...
Segundo a Resolução COFFITO 414/12, o plano terapêutico é a descrição dos procedimentos fisioterapêuticos propostos relatando os recursos, métodos e técnicas a serem utilizados e o(s) objetivo(s) terapêutico(s) a ser(em) alcançado(s), bem como o quantitativo provável de atendimento, ou seja, a associação de três ...
Como pode ser feita a Fisioterapia para Artrose
Benefícios: A fim de melhorar a qualidade de vida do paciente com osteoporose, a Fisioterapia oferece um trabalho de fortalecimento de músculos, que ajuda na prevenção das possíveis deformidades e fraturas ósseas, além de outras complicações; ajuda na melhora da coordenação e do equilíbrio do paciente (indispensáveis ...
Caracterizada pela diminuição da massa óssea do corpo, a doença aumenta o risco de fraturas e pode ser antecedida pela osteopenia, problema semelhante, mas de menor intensidade. Atividades físicas como corrida, musculação e pilates são fundamentais para qualificar a estrutura óssea novamente.