Nesse momento a fusão das diáfises com as epífises indica que o crescimento longitudinal do osso está completo e a estatura final do indivíduo é atingida. Admite-se que a avaliação da maturação do esqueleto pode ser utilizada como indicador da maturação do organismo como um todo.
Classificação dos ossos do corpo humano. O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises. Exemplo: Fêmur.
Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior. O osso longo tem duas extremidades, que são em geral articulares.
Nos ossos longos a diáfise é composta de grande quantidade de osso compacto, com pequena quantidade de osso esponjo. Ela também delimita o canal medular.
As fraturas diafisárias do fêmur no adulto acometem, geralmente, adultos jovens e ocorrem por trauma de alta energia. São potencialmente graves, podendo levar a complicações sistêmicas como a embolia gordurosa ou locais, como a pseudartrose, a consolidação viciosa e a osteomielite.
Na diáfise dos ossos longos encontramos uma predominância de substância óssea compacta.
Olá, Ossos são tecidos vivos, embora tenham boa parte de sua massa composta por matriz inorgânica. No osso temos células que adicionam ou retiram esta matriz, que são os osteoblastos e osteoclastos, respectivamente. também temos fibroblastos que formam matriz orgânica colagenosa do osso!
Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo. Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea.