1 Aquilo que se sugere ou propõe a alguém; conselho, proposta, sugestão: “– Não será de bom alvitre dizer-lhes que se aprestem?” ( JU ) . 2 ant Notícia ou novidade geralmente agradável ou auspiciosa.
verbo transitivo direto e intransitivo Fazer com que o escarro e/ou o sangue seja expelido pela boca; expectorar: escarrou muco; fumava e escarrava ao mesmo tempo. [Figurado] Lançar de maneira impetuosa; despejar: escarrar críticas. Etimologia (origem da palavra escarrar).
A presença de sangue na saliva ou no catarro pode acontecer devido à infecção ou inflamação das vias aéreas, podendo ser indicativa de bronquite ou bronquiectasia, por exemplo, sendo normalmente acompanhados de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito e cansaço.
A mistura de água com meia colher de chá de sal para gargarejo é uma delas. Neste caso, a água salgada ajuda a diluir o muco, ficando, assim, mais fácil se livrar dele. Misturar pó de gengibre e mel é outra opção interessante. Uma colher de sopa do composto tomada várias vezes ao dia possui grande poder de cura.
Geralmente, o catarro com sangue em pouca quantidade, não é nada. Às vezes um tempo seco provoca o ressecamento das vias aéreas levando ao rompimento dos vasinhos das narinas. Assim quando assoamos o nariz, o catarro vem com ¡lamento de sangue.
Catarro com sangue: o que pode ser e o que fazer
Catarro com sangue ou vermelho Quando surge sangue no catarro em pouca quantidade geralmente é sinal de bronquite, no entanto, quando existe muito sangue no catarro pode indicar problemas mais sérios como tuberculose, pneumonia ou câncer do pulmão. Entenda quando pode ser bronquite.
Cutucar o nariz: segundo Scott Napper, professor de bioquímica da Universidade de Saskatchewan, comer o muco do nariz pode estimular o sistema imunológico por meio de pequenas e inofensivas quantidades de germes no corpo. Para ele, o excesso de higiene tem levado ao aumento de alergias e doenças autoimunes.
A ingestão de meleca de nariz, em pequenas quantidades, pode estimular a produção de anticorpos. Isso ocorre pois, ao ingerirmos o muco, informamos nosso sistema imunológico sobre os micro-organismos que estamos expostos, assim fazendo nosso corpo reconhecer o “inimigo”.
Apesar de parecer algo nojento, a recomendação da médica inclui ainda a possibilidade de "tirar meleca e comer". Na verdade, o que a especialista quer é que as pessoas deixem o sistema imunológico trabalhar e, para isso, é preciso ter contato com sujeira e possíveis agentes infecciosos menos agressivos.
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto. Veja como fazer este tipo de lavagem do nariz.
Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.
A sensação de acúmulo de secreção na face é comum nas sinusites, principalmente se vier acompanhada de outros sintomas como febre, tosse, obstrução nasal, nariz escorrendo, dor de cabeça, dor na face... Nesse caso, tem que tratar a infecção.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e dos seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O líquido ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas de dor e pressão no rosto.
Compressa quente sobre o rosto ajuda a dilatar as vias. Se apenas um lado do nariz estiver entupido, deite-se sobre o lado oposto do corpo para o muco descer. Se não funcionar, inale vapores ou engula líquidos quentes, como chá de camomila, que relaxa as cavidades nasais e facilita a descida da secreção pela garganta.