Vanerão é um estilo de dança típica do Rio Grande do Sul, também muito presente na tradição do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. ... De acordo com o andamento da música, têm-se as variantes vanerinha, para ritmo lento, vanera, para ritmo moderado, e vanerão, para ritmo mais rápido.
A vanera tem uma levada rápida, mas apresenta passos simples: dois para um lado e dois para o outro. "Fazemos os passos de dois e dois, com a marcação. É uma dança de grande importância cultural no nosso estado", contou Lucas Almeida de Oliveira, 18 anos, escolhido Peão Farroupilha da cidade de Guaíba.
A origem da vanera remete ao ritmo cubano habanera ou havaneira em algumas traduções para o português, é um estilo musical criado em havana. A habanera foi a primeira música genuinamente afro-latino-americana, que foi levada de Cuba para salões europeus por volta do século XVII.
A diferença entre a vaneira e o vanerão está na “velocidade” do ritmo, explica o historiador e instrutor de danças do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Beloni Bastos da Silva. ... O vanerão é mais acelerado e, tem ainda a vaneirinha, que é uma versão mais romântica”, afirma o instrutor de dança.
A origem da VANEIRA ou “VANERA”, em algumas traduções para o português, remete ao ritmo cubano “habanera”. Habanera ou havaneira é um estilo musical criado em Havana. A habanera foi a primeira música genuinamente afro-latino-americana, que foi levada de Cuba para os salões europeus por volta do século XVII.
Bugio é um estilo musical brasileiro, de compasso binário, originário do estado do Rio Grande do Sul. O nome do ritmo e os movimentos executados na dança são inspirados no bugio (Alouatta guariba clamitans), primata anteriormente comum no interior gaúcho e hoje ameaçado de extinção.
Ao longo do tempo, as danças foram utilizadas tanto para rogar aos deuses ou homenageá-los, quanto para desenvolver os instintos nas lutas e dar abertura à demonstração de afetos.
O bugio, também chamado de guariba e macaco barbado, faz parte do grupo dos macacos do gênero Alouatta: arborícolas, de hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa....A classificação do Bugio é:
As danças gaúchas são algumas das mais antigas Danças Populares brasileiras. Tiveram origem na Espanha em meados dos séculos XVII e XVIII. A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha.
A mais típica representação tradicional do Rio Grande do Sul, no campo das danças, é o Fandango, chamado de Chimarrita na região, além do Bambaquerê (espécie de quadrilha), e Congada (auto popular), a Jardineira (dança figurada e cantada, de pares soltos) e a Quebra-Mana (dança sapateada e valsada).
São danças tradicionais gaúchas:
As danças ganharam tanto o gosto dos gaúchos que hoje em dia há muitos tipos de bailados tradicionais no Estado, como a Chimarrita, o Rilo, a Meia Canha, o Chote, a Rancheira, o Fandango, e as danças com sapateado, como Tirana do Lenço, Balaio, Tatu, Chula, dentre outras.
Confira abaixo uma lista com os principais estilos e ritmos musicais do Sul do Brasil.
Outras danças da Região Sudeste: Batuque, Capoeira, Catira, Caxambu, Ciranda, Congo, Dança açoriana, Dança alemã, Dança de cana-verde, Dança do tamanduá, Dança de velhos, Fandango, Funk, Jongo, Quadrilha e Samba de lenço.
10 danças brasileiras que você precisa conhecer
As principais danças do Brasil são: samba de gafieira, forró, lambada, xaxado, funk e tecnobrega. Essas danças, acompanhadas de um bom som e uma saborosa comida, são excelentes para curtir as festividades pelos país. Por isso, os ritmos do brasil - principalmente o samba - são muito conhecidos dentro e fora do país.
Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns....20 Estilos de Dança Mais Praticados no Mundo
Top 10 estilos de dança mais populares do mundo
quadrilha, dança
9 maneiras de conquistar um Coreano.