O exame primário consiste em verificar:
O exame primário tem por objetivo identificar e manejar situações que ameaçam a vida desta vítima. Ele é realizado sem movimentar a vítima da sua posição inicial, com exceção dos casos em que haja necessidade de intervir em alguns passos, como por exemplo, na desobstrução das vias aéreas.
O objetivo do exame primário é detetar a existência de situações que possam colocar em perigo imediato a vida da vítima, ou seja, situações de compromisso das funções vitais.
É o exame realizado após o exame primário, e tem por finalidade examinar todo o corpo por meio da palpação e inspeção.
A primeira atitude a ser tomada no local do acidente é avaliar os riscos que possam colocar em perigo a pessoa prestadora dos primeiros socorros. Se houver algum perigo em potencial, deve-se aguardar a chegada do socorro especializado.
A próxima prioridade é obter assistência médica, contatando os cuidados médicos de emergência. Os cuidados médicos de emergência podem ser acessados ligando-se para o número de emergência local.
Compreende, portanto, três etapas:
O nome, ABCDE, é uma sigla em inglês para cada uma das etapas do processo de socorro. ... B – Do inglês: Breathing (respiração). Após excluir qualquer obstrução, deve-se verificar se a vítima consegue respirar normalmente. C – Do inglês: Circulation (circulação).
O QUE É O ABCDE DO TRAUMA? O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.
A sistematização do atendimento inicial a vítimas de trauma, conhecido como ABCDE representa hoje o padrão ouro na atenção a tais pacientes. O que é o ABCDE do Trauma ? ... Seu objetivo é proporcionar um atendimento rápido e eficaz, ao paciente vítima de trauma, no caso de um acidente, por exemplo.
Cada letra corresponde à um sistema, em ordem do que causa morte do paciente mais rapidamente. Antes de começar a avaliação, devemos estabilizar a cervical do paciente com suspeita de trauma com alta energia cinética (acidades automobilísticos, quedas de grandes alturas, etc) em que há risco de lesão de coluna.
Nesse estágio do atendimento, foi revisto o SAMPLA, sigla para a verificação de Sinais Vitais (S), Alergias (A), Medicamentos (M), Passado Médico (P), Ingestão de Líquidos (L) e Ambiente do Evento (A).
A sequência recomendada para um único socorrista: ◦ Iniciar as compressões torácicas antes de aplicar as ventilações de resgate (C-A-B), para reduzir o tempo até a primeira compressão. ◦ O único socorrista deve iniciar a RCP com 30 compressões torácicas seguidas por 2 respirações.
Um dos principais elementos do gerenciamento de mudanças e o comitê de controle de mudanças (CAB – change advisory board), que tem a função de avaliar e aprovar as solicitações de mudanças. O comitê é formado por profissionais das áreas de TI e negócios.