Fixadas as normas gerais pela União, caberá aos Estados-membros complementar a legislação federal, tendo em vista as peculiaridades regionais, por meio da expedição de normas específicas estaduais e distritais. Trata-se da chamada competência suplementar.
Há duas classificações mais importantes: (1) os domínios da aprendizagem e (2) os saberes. A mais tradicional classificação das competências as divide em conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA em português ou KSA em inglês – knowledge, skills and atitudes).
Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber; ... IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.
A Constituição do Brasil define a competência exclusiva da União para explorar os serviços e instalações de energia elétrica (art. 21, XII, b) e privativa para legislar sobre a matéria (art. 22, IV).
É o processo através do qual você implementa estratégias para entender e gerenciar eficazmente as emoções para alcançar um determinado resultado. Exemplos incluem: A capacidade de reconhecer e regular suas emoções e comportamentos no local de trabalho.
Ao descrever as competências, faça a seguinte pergunta a si mesmo: o que colaborador precisa para desempenhar a(s) tarefa(s)?...Então, as competências que esse profissional precisa ter são:
Essencialmente, as competências são um grupo de habilidades, conhecimentos e atitudes que os colaboradores precisam para realizar seu trabalho de forma eficaz....Raciocínio lógico
A competência pessoal assume um papel de destaque no recrutamento e pode ser determinante na escolha de um candidato. ... A competência profissional nada mais é do que saber utilizar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo da carreira e se transformar na medida em que aumenta a diversidade de situações vivenciadas.
Podemos definir as competências como o conjunto de habilidades, conhecimentos, comportamentos ou atitudes que permitem ao profissional executar as tarefas com maior probabilidade de sucesso.
A competência indica aptidão, conhecimento ou capacidade em alguma área específica. ... A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades. Dessa forma, espera-se que o profissional dotado de competências encontre mais facilidade para se colocar no mercado de trabalho.
Competências organizacionais: visão estratégica, trabalho em equipe, visão sistêmica, etc. Competências técnicas: conhecimentos em informática, em ferramentas específicas, proficiência em inglês, etc. Competências comportamentais: flexibilidade, criatividade, comprometimento, etc.
Ter habilidade para desempenhar uma determinada função ou papel não significa, necessariamente, que a pessoa é competente. ... Por exemplo, para cortar cabelo, a pessoa pode ter a habilidade de manter a mão firme e fazer ótimos cortes. No entanto, a competência é o que ela pode aprender no curso de cabeleireiro.
A competência essencial nada mais é do que aquilo que você faz que ninguém mais faz igual. É um diferencial extremamente positivo que te coloca muito à frente no mercado e diante dos concorrentes, seja enquanto profissional ou organização.
Para que haver um conjunto de competências essenciais, deve-se atender três critérios: Extendabilidade: proporcionar uma ampla variedade de mercados, permitindo que a organização seja versátil. Além disso, garantir que a competência tenha um papel importante na abertura de novos mercados e oportunidades futuras.
As competências organizacionais podem ser divididas como básicas e essenciais, conforme citado por Coutinho, M. Ao contrário das competências básicas, as competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa. ...
Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa. Ainda afirma que pessoas dotadas de competências, são pessoas dotadas de talentos.
Capacidade organizacional é aquela obtida pelas empresas como resultado da soma das competências individuais das pessoas, qualquer que seja o setor ou área. As competências estão diretamente relacionadas ao desempenho no trabalho, associando conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas ao resultado que entregam.
Uma excelente forma de identificar suas competências individuais é criando um método de avaliação pessoal, ou seja, tente listar cinco, seis ou mais competências das quais você julga ser forte em seu perfil profissional, faça uma espécie de pesquisa com as pessoas mais próximas a você, peça que elas te avaliem de forma ...
As competências técnicas são aquelas obtidas com a faculdade, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento. ... Já as competências comportamentais são aquelas que dizem respeito às atitudes e aos hábitos dos profissionais, tanto dentro, quanto fora das empresas.
Competências comportamentais são traços da personalidade ou aptidões que formam os padrões responsáveis por nossas atitudes.
Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
As competências técnicas e comportamentais se referem aos diferentes atributos que uma pessoa tem, os quais se dão em vista de conhecimentos prévios, habilidades, atitudes e etc.
Entendo como Competências Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas: ... TREINAMENTOS – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
As competências técnicas são aquelas que o colaborador adquire por meio de treinamentos, cursos, palestras, experiências em outras organizações e etc. Elas irão ajudar o profissional a ter um melhor desempenho nas atividades que desempenha na empresa.
Utilizando como base a análise das competências técnicas e comportamentais, você tem uma ótima aliada para a gestão de pessoas, contratando as pessoas certas e retendo os talentos em sua empresa. Assim, você diminui a taxa de turnover da organização e, consequentemente, os custos relacionados a esse indicador.