Fenóis são compostos orgânicos oxigenados que apresentam o grupo hidroxila (OH) ligado a um composto aromático. Estão presentes na composição de produtos, como desinfetantes.
De acordo com a nomenclatura oficial IUPAC os fenóis podem ser nomeados usando o anel aromático como cadeia principal e os grupos ligados a ele como radicais, seguindo a linha: radical-fenol ou radical-hidroxi + nome do anel aromático (benzeno, naftaleno e etc). Exemplo: 2-metil-fenol ou 2-metil-hidroxibenzeno.
Resposta. Olá! De acordo com a IUPAC, os nomes dos fenóis são dados a segundo o termo hidróxi. A numeração inicia-se com a hidroxila e vai no sentido que proporciona números menores./span>
Nomenclatura dos fenóis O fenol é composto por uma ou mais hidroxila, OH, ligada a anéis aromáticos. Porém, esses aromáticos podem ser diferentes e isso influencia os nomes dos fenóis. De acordo com a União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC), os nomes dos fenóis devem ser iniciados com o prefixo Hidroxi./span>
Entre os principais aldeídos presentes em nosso cotidiano estão o metanal (que, em solução aquosa, é o formol), o etanal, a vanilina (baunilha) e o cinamaldeído (canela).