A coluna vertebral representa o conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo de sustentação corporal dos vertebrados, contendo em seu interior um orifício que transpassa longitudinalmente cada unidade vertebral, formando um canal no qual se aloja a medula espinhal.
O forame intervertebral é a abertura formada pela articulação de duas incisuras vertebrais. ... Através dele passam os nervos espinhais. Seu tamanho varia conforme posição, patologia, carga de peso que a espinha suporta e postura.
A dor na região torácica, entre as escápulas, também pode ser decorrente de bloqueios de mobilidade ou sensibilidade das articulações vertebrais proveniente de diversas causas. Como por exemplo, traumas, movimentos repetitivos, sobrecargas, alterações posturais disfuncionais, má ergonomia, tensões, etc.
A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa. Além disso, a coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes.
Com exceção da 1ª e 2ª vértebras cervicais, atlas (C1) e áxis (C2), respectivamente, todas as vértebras possuem 7 elementos básicos:
A coluna cervical fica localizada na região do pescoço, iniciando-se bem abaixo do crânio e terminando no topo da coluna toráxica, dando início à coluna vertebral. Como comentado, a coluna cervical é composta por 7 vértebras sequenciais, que são: Vértebra Cervical 1 (C1) – Atlas. Vértebra Cervical 2 (C2) – Áxis.
A primeira vértebra cervical, o atlas, liga-se ao osso occipital e é responsável pela sustentação do crânio; a última vértebra cervical, chamada "C7", está acima da primeira vértebra torácica, "T1".
Coluna vertebral (espinha)