A palavra "tangenciar" é uma derivação por sufixação do termo "tangente", que deriva etimologicamente do latim tangens, que significa "tocar". Na Matemática, a tangente é o nome dado a uma das posições relativas entre reta e circunferência.
Duas circunferências são tangentes num ponto T, quando admitem uma reta tangente comum. Nesse caso, os centros das duas circunferências e o ponto de tangência T pertencem à mesma reta. Uma circunferência e uma reta são tangentes num ponto T, quando a reta é perpendicular à normal que passa por este ponto.
Reta tangente: Uma reta tangente a uma circunferência é uma reta que intercepta a circunferência em um único ponto P. Este ponto é conhecido como ponto de tangência ou ponto de contato. Na figura anterior, o ponto P é o ponto de tangência e a reta que passa pelos pontos E e F é uma reta tangente à circunferência.
Se as retas são tangentes, sabemos que a distância do centro até a reta tangente deverá ser igual ao raio. Esta reta tangente deverá passar pelo ponto P(√2, 0). Com a equação da reta temos condições de calcular a distância do centro da circunferência até a reta tangente.
Para obter a tangente de um arco devemos traçar um terceiro eixo que tangencia o ponto A. Ao unirmos a extremidade do arco AX (ponto X) ao centro O e prolongando o raio da circunferência, ele interceptará o eixo das tangentes.
Faces, vértices e arestas
A fórmula de Euler é dada pela expressão V + F -A = 2, onde V, F e A são, respectivamente, o número de vértices, faces e arestas do poliedro.
É um número irracional muito utilizado em funções logarítmicas como a base do logaritmo natural, e em funções exponenciais. Substitua os valores de n e com a ajuda de uma calculadora encontre as aproximações com cinco casas decimais.