De acordo com a causa, a urticária é classificada em: Urticária induzida: quando um fator é identificado, como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos (calor, frio, sol, água, pressão). Urticária espontânea: quando a doença ocorre sem uma causa identificada, também chamada de urticária idiopática.
O estrófulo, também chamado de prurigo agudo infantil, é uma dermatose desencadeada por picadas de insetos (pulgas, mosquitos e formiga), que ocorre nos primeiros anos de vida, principalmente em crianças atópicas (alérgicas).
Assim, o tratamento para esse tipo de urticária é feito com anti-histamínicos, que pode ser completado com o uso de corticoides, como Hidrocortisona ou Betametasona, que aliviam bastante os sintomas, mesmo quando não se evita a causa da urticária.
Nas não imunológicas, que incluem a urticária aguda alérgica e a urticária crônica induzida, a erupção cutânea é consequência de uma reação alérgica aguda a agentes físicos, tais como: certos medicamentos, (AAS, diclofenaco, penicilina, anti-hipertensivos, etc.), alguns alimentos (frutos do mar, ovos, nozes, leite, ...
O sono pode piorar muito. Alimentos dietéticos e adoçantes artificiais podem piorar certas urticárias. Como o calor pode piorar o quadro urticariforme, durante períodos de crise tente esfriar a pele. No caso de lesões em áreas limitadas, passe um cubo de gelo.
Na urticária, muitos fatores externos como cosméticos, medicamentos, alimentos, produtos de limpeza podem causar os sintomas como urticas e angioedema. A grande diferença é que na UCE (Urticária Crônica Espontânea) as lesões aparecem espontaneamente.
Porque é que as alergias pioram à noite? “Um outro motivo bastante simples deve-se ao facto de durante o dia estar ocupado, e potencialmente menos focado nas suas alergias. Já, a altas horas, no silêncio da noite a sua atenção está finalmente só em si e os sintomas parecem aumentar”, afirma Parikh.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de urticária são:
Geralmente, os anti-histamínicos mais usados, por possuírem menos efeitos colaterais, nomeadamente sedação, são os seguintes:
Segundo a Anvisa, a alergia medicamentosa pode ocorrer de forma imediata (30 minutos até duas horas após o uso), aceleradas (duas a 48 horas depois) ou tardias (48 horas mais tarde). Assim, você evita que a solução para o seu problema se torne outro, potencialmente mais grave.
Alguns dos remédios que mais comummente causam alergia são:
Remédios caseiros para rinite
Anote aí:
Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.
O uso da homeopatia para rinite e para alergias respiratórias pode se dar de várias formas, com a indicação de medicamentos à base de pulsatilla, Hydrastis canadensis e Kalium bichromicum (que auxilia na diminuição de secreção verde-amarelada com forte odor, dor de cabeça, tosse e coriza, por exemplo) ou até mesmo ...