Sabe porque isso funciona? Porque a respiração feita pelo abdômen não recruta o diafragma, que fica relaxado. A dor de lado é causada justamente pelo espasmo da musculatura, quando ela trabalha de forma acelerada.
Quando não estamos com um condicionamento físico bom, a dor de lado pode surgir porque os músculos precisam de mais oxigênio para gerar energia. Então, o oxigênio que você consegue puxar vai todo para a musculatura, o que deixa os órgãos vitais sem energia para exercer suas funções.
A dor abdominal no lado direto pode ser simplesmente a distensão do intestino por gases, uma situação comum que pode afetar pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos. Normalmente essa dor é forte, em forma de pontadas e surge depois de uma refeição.
Maneiras para evitar a dor na barriga ao correr
Ao se sentir a dor, basta interromper a causa, ou seja, interromper o exercício (passar a caminhar ou diminuir a velocidade da corrida), então se inclinar para frente. Em seguida, após o fim da dor, retomar a atividade.
Mas existem formas de diminuir a chance que dor de lado apareça seguindo três recomendações básicas. A primeira é aumentar gradualmente o volume e intensidade de treino para que o corpo se acostume com o esforço. A segunda é fortalecer o core, a musculatura abdominal e lombar que sustentam o corpo.
Em alguns casos pode ser necessário fazer uso de antibióticos, quando se trata de uma infecção ou quando há risco de infecção, além de quimio ou radioterapia no caso da dor ser devido a algum tipo de câncer. Em situações mais graves, o médico pode recomendar a remoção do baço, que é conhecida como esplenectomia.
Resposta:Basta diminuir-se a intensidade do exercício que a dor desaparece em pouco tempo, permitindo que se retome a intensidade anterior.
Além disso, outros fatores podem causar pontadas: nervosismo, respiração errada/irregular, músculos abdominais fracos, estômago cheio ou forma de corrida incorreta. A pontada não traz maiores riscos para a saúde, mas pode ser bem dolorosa, sem dúvida.
A pleurisia é um problema inflamatório que afeta a pleura, uma fina camada de tecido que reveste os pulmões e o interior da região torácica. Nestes casos, é comum que a dor seja mais intensa ao inspirar, pois é quando o pulmão se enche de ar e o tecido inflamado raspa nos órgãos em volta.
“Se tanto, um desconforto ou dor leve no lado direito do abdômen logo abaixo das costelas, que pode ocorrer naqueles indivíduos em que a esteatose provoca o aumento do tamanho do fígado”, observa o especialista, ressaltando que o diagnóstico de esteatose hepática deve ser suspeitado nas pessoas que apresentem condições ...