Os aromas sintéticos são compostos obtidos por processos químicos e dividem-se entre os aromatizantes idênticos aos naturais e os aromatizantes artificiais. ... Nos aromas naturais, elas são obtidas a partir de substâncias de origem animal e vegetal, por processos físicos.
O que é éster? Trata-se de uma substância orgânica oxigenada muito utilizada como flavorizante e obtida na reação química entre um álcool e um ácido carboxílico. Estruturalmente, o que caracteriza o éster é a presença de algum radical alquila ligado diretamente ao átomo de oxigênio.
Quando você lê “aroma natural”, quer dizer que ele foi obtido por meio de processos físicos que usam matéria-prima, retiram sua essência e aplicam no alimento. Se está escrito “idêntico ao natural”, foi criado sinteticamente em laboratório para replicar essas moléculas encontradas na natureza.
Um aroma natural de baunilha, por exemplo será de origem vegetal, enquanto um aroma natural de bacon, será de origem animal.
O aroma a baunilha resulta da dieta à base de folhas e cascas de árvore. Tem sido usado na perfumaria e na farmacologia, como estimulante e antiespasmódico. É ainda usado como um aditivo alimentar.