Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto. Ex.: neve branca; cidade moderna. Classifica-se em: ... Locução adjetiva é a expressão formada de preposição + substantivo (ou advérbio), com valor de adjetivo.
A semelhança é que ambos atribuem características a substantivos. O adjetivo é formado por uma palavra apenas (dia chuvoso). Já a locução adjetiva é formada por mais de uma e sempre começa por preposição (dia de chuva).
A locução adjetiva é uma expressão que tem valor de adjetivo (caracterização do substantivo) e é representada por mais de uma palavra. Em geral, ela é formada por PREPOSIÇÃO (e, em, com, sem) + SUBSTANTIVO. Fernanda tem atitudes de criança. Fernanda tem atitudes infantis.
A flexão dos adjetivos, assim como acontece com os substantivos, é de três naturezas: gênero, número e grau. De uma forma geral, os adjetivos são flexionados para acompanhar e concordar com os substantivos que o acompanham e também para intensificar ou comparar o seu valor.
Em número, os substantivos flexionam-se em singular (criança, cão e cebola) e plural (crianças, cães e cebolas). Grande parte dos substantivos formam plural através do acréscimo do -s.
O superlativo sintético ocorre com o acréscimo de um sufixo ao advérbio. Exemplos: Ceguei atrasadíssima. A torta estava boníssima.
Os advérbios podem expressar dois tipos de gradação: comparativo e superlativo.