A infertilidade masculina é a dificuldade da produção do sêmen e dos espermatozoides, seja em volume ou qualidade, que afeta as chances da fecundação acontecer, mas possui causas com tratamentos eficazes. Já o homem estéril é aquele que não pode ter filhos de jeito algum.
Os homens com oligospermia podem ter a chance de serem pais, após se submeterem a alguns tipos de tratamentos dependendo da causa: clínico com antibióticos nas infecções, uso de hormônios nos poucos casos de déficit hormonal, cirúrgico como nas varicoceles e tratamento de reprodução assistida (RA).
Quem tem azoospermia pode ter filhos? A resposta para essa pergunta é sim, na maioria dos casos. Porém, é importante ressaltar que os tratamentos de azoospermia ligam-se diretamente ao seu tipo e causa. Por isso, ter o diagnóstico correto é de extrema importância.
O que pode causar a azoospermia A azoospermia é causada por qualquer condição que afete a produção, armazenamento ou transporte do espermatozoide até a uretra.
Azoospermia significa ausência de espermatozoides no sêmen. Ela é diagnosticada no espermograma, exame que analisa o líquido ejaculado pelo homem e verifica não só a presença de espermatozoides, como também sua qualidade, avaliando a fertilidade do homem.
Em algumas situações não é possível reverter a azoospermia não obstrutiva e nestes casos lança-se mão de uma biópsia de testículo, onde existe 50% de chance de se achar alguns espermatozoides para realizar a fertilização in vitro com a injeção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI).
Azoospermia: ausência total de espermatozoides no sêmen ejaculado (pode ser obstrutiva ou não obstrutiva);...O diagnóstico de azoospermia obstrutiva é baseado no histórico do paciente e nos resultados de exames específicos:
A torção de testículo pode levar à perda da glândula devido a uma isquemia irreversível, mas pode também gerar uma infecção local e até mesmo a infertilidade naqueles jovens com testículos mantidos viáveis no escroto.
O fato de perder um testículo geralmente não tem efeito sobre a capacidade do homem de ter ereções e manter relações sexuais. Se ambos os testículos são removidos, as células espermáticas não podem ser produzidas e o homem torna-se estéril.
No caso das mulheres, existe uma série de exames que podem auxiliar na investigação da infertilidade, como o ultrassom transvaginal, a histerossalpingografia e os exames de sangue para medir as dosagens hormonais, pois muitos hormônios agem no corpo da mulher durante o período menstrual e o desenvolvimento da gestação.
1 - A ausência de óvulos ou disfunção ovariana é o principal problema entre as mulheres inférteis. O diagnóstico exige um exame detalhado que pode detectar falência ovariana precoce. Neste caso, a paciente pode menstruar normalmente, mas não conseguirá engravidar.
São poucos os casos em que há, de fato, uma situação definitiva de esterilidade. . Se o homem não produzir espermatozoides, a mulher pode engravidar por meio de uma doação de sêmen de um doador anônimo. Estéril significa, portanto, ser incapaz de gerar um filho.
Confira 8 fatores que podem deixar você estéril e você nem...
O que pode causar a infertilidade feminina? Conheça as principais causas!
Normalmente, testículos pequenos podem produzir pouca testosterona (hipogonadismo). Por outro lado, os maiores produzem mais. Entretanto, quando menos consistentes e mais amolecidos podem também produzir menos testosterona.
Criptorquidia unilateral: quando está ausente um testículo em apenas um dos lados da bolsa escrotal.
A retirada de um testículo não impede a ereção, nem causa impotência. Mesmo que o homem tenha perdido os dois testículos, ele ainda pode ter ereções normalmente. Portanto, um homem que perdeu um testículo e não consegue ter ereções está sofrendo de impotência sexual, que deve ser devidamente investigada.
Uma questão de gênero. Era comum, durante a Idade Média, que os homens arrancassem o seu testículo esquerdo, já que segundo a crença da época ele era responsável por produzir apenas indivíduos do sexo feminino. Desse jeito, ficando apenas com o testículo do lado direito, a chance de ter um filho homem era muito “maior” ...
Significado de Capado adjetivo Que foi alvo de castração; que não se pode reproduzir; castrado. ... substantivo masculino Bode ou carneiro castrado. Porco que se castra para engorda. Pessoa ou animal que foi alvo de castração.
Significado de Castrado adjetivo, substantivo masculino Que, ou aquele que sofreu castração: capado. Etimologia (origem da palavra castrado). Particípio de castrar.