Ceteris Paribus, ou Coeteris Paribus, é uma expressão em latim que significa “todo o resto constante“. É termo utilizado na ciência econômica para explicar modelos e teorias que consideram como inalterados outros fatores que possam a influenciar.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.
A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.
Os principais objetivos da política econômica brasileira são melhorar o padrão de vida da população, manter uma economia estável e crescer de forma sustentável. Apesar de ter avançado, a economia brasileira ainda depende de capital, tecnologia e interesses externos.
O próprio Marx, em uma célebre passagem do prefácio à Para a crítica da Economia Política, afirma que “o modo de produção da vida material condiciona, em geral, o processo social, político e espiritual da vida”. Não se trata de afirmar que a economia é mais importante que a política, o direito, as artes etc.
O Poder Político se relaciona com o Poder Econômico da seguinte forma: para atender às necessidades da Administração Pública, o Poder Público precisa comprar produtos e serviços de empresas privadas. Exemplo: papel higiênico. No Brasil, somente as empresas privadas fabricam este produto.
A política econômica de um país se subdivide em instrumentos. No Brasil, são três instrumentos principais: a política cambial, a política monetária e a política orçamentária. ... A política monetária, por exemplo, tem como principal função o controle da quantidade de moeda em circulação no país.