O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
O estado surge, pelo fato de ser o homem um animal naturalmente social, político. ... Não obstante a sua concepção ética do estado, Aristóteles, diversamente de Platão, salva o direito privado, a propriedade particular e a família.
A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más).
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
Ética busca determinar o que deve ser feito por indivíduos, enquanto a Política visa à determinação do que o governo de um Estado ou uma sociedade política deve fazer e como deve se constituir, - incluindo, sob a última, todas as questões quanto ao controle sobre o governo que deveriam ser exercidas pelos governados.
No caso de Aristóteles a Política tem a finalidade de assegurar a felicidade dos indivíduos. Para o filósofo, a Ciência Política é dividida em ética e política. A ética trata da felicidade individual de cada cidadão na pólis, enquanto a política diz respeito a felicidade coletiva.
Maquiavel afirmava categoricamente que a moral dos governantes não era a moral dos "homens comuns", e que a política era guiada por um conjunto próprio de valores que eram superiores aos valores comuns, de modo que, em nome do bem político, era legítimo sacrificar alguns aspectos da moral: por exemplo, mentir é errado ...
Ambas se relacionam com escolhas e deliberações que devem ser feitas, porém enquanto a ética se refere à ação individual, a política se refere à ação coletiva. A justiça tem que ter ética pois,se não haver irá ter discriminação por parte dos atuantes na área da justiça e alias sem ética o mundo não é nada.
Sobre a relação entre ética e política na Grécia Antiga, NÃO podemos afirmar que: a. ética e política possuíam um vínculo estrito, pois ambas tinham como preocupação uma vida boa e feliz. ... ética e política eram dois âmbitos separados, já que a ética está relacionada com os costumes e a política com a pólis.
No sentido do agir político, os normativos éticos previamente estabelecidos num determinado ordenamento jurídico necessitam de uma motivação sempre voltada para o bem da coletividade. Nessa linha, para agir moralmente, os agentes políticos não devem vislumbrar interesses particulares, mas, sempre, públicos.
Para a ética, a política é o serviço em vista do bem comum, promovendo a dignidade e os direitos de todos. Essas entidades assumem a ética como um elemento fundamental na política, pois, sem uma atitude de respeito pelo bem comum, não é possível construir uma sociedade democrática. ...
8 FUNDAMENTOS DA ÉTICA Ética Grega (Aristóteles/Platão/Sócrates) Aristóteles Critica os excessos : ser autoconfiante demais gera conflitos com outros além de ser prejudicial ao próprio caráter / mas a inibição também. Assim defende o equilíbrio “ o justo meio “ / onde os extremos é o vício.
Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania. Precisavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre seus cidadãos, porque suas cidades-Estado1 estavam em desenvolvimento.
Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade.
e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
A moralidade comum, enquanto produto histórico, compreende um conjunto básico de normas morais, entendidas pelos autores como agrupamento de regras e princípios morais que constituem um conjunto racional e socialmente estável de certo e errado, tão amplamente aceito e difundido, que forma uma verdadeira “instituição ...