A criação de ovelhas (ovinocultura) é uma atividade que tem ocupado fazendeiros desde os tempos mais remotos, pois este animal pode fornecer leite, lã, couro e carne.
As ovelhas domésticas têm desempenhado um papel fundamental para a espécie humana, que utiliza sua lã para fazer roupas e até mesmo tapetes. A carne, seja de animais adultos ou de filhotes, é amplamente consumida, bem como seu leite e os diversos tipos de queijos feitos com ele.
- Exigências nutricionais com base no NRC (2007): Ovelhas com 50 kg PV. CMS = 2,01% PV; Energia = 1,92 Mcal/dia ou NDT = 0,53 kg/dia; Proteína Bruta = 74,0 g/dia; Ca = 2,40 g/dia; P = 1,80 g/dia.
Carneiros adultos devem ser alimentados preferencialmente à base de volumosos de boa qualidade e pequena quantidade de ração concentrada, com 14- 16% de proteína bruta, na quantidade máxima de 0,5 a 0,7 kg/dia dependendo da idade e do peso dos animais.
Como sugestão, uma formulação adequada às necessidades dos ovinos deve conter 60% de milho triturado, 30% de farelo de soja e 10% de farelo de arroz. Caso essa ração seja fornecida para as ovelhas lactantes, adiciona-se 1% de sal mineral para reforçar a mineralização desses animais.
Indicação de Uso: Indicado para suprir as carências de macro e micro elementos minerais dos ovinos criados em regime de pasto em todas suas fases de criação. Modo de Usar: Fornecer este produto em cochos de sal de preferência cobertos e deixar a disposição dos animais.
A suplementação da dieta com sal mineral melhora a saúde dos bovinos de forma geral, uma vez que o seu sistema imunológico é reforçado, bem como o funcionamento do seu sistema digestivo.
O conceito importante é o seguinte: Quanto maior a produção, maior a necessidade de nutrientes, inclusive de minerais. ... "O que acontece na seca é que não adianta fornecer apenas os minerais, pois o nutriente mais limitante é a proteína". Dicas e cuidados com os cochos. Uma dica é usar um bom sal mineral.
Pode-se utilizar sal proteinado na alimentação do gado como estratégia para melhorar o aproveitamento de forragem seca e fibrosa disponível durante a estação seca.
400 gramas
– Sal mineral proteinado: é um suplemento mineral enriquecido com fontes de proteína verdadeira (farelo de soja, por exemplo) e ureia.
Preço: R$ 40,21 Grua florestal.
De maneira geral, as misturas minerais disponíveis no mercado são formuladas para um consumo entre 20 e 30 g para cada 100 kg de peso vivo. Assim, um bovino adulto com 450 kg de peso vivo, consumiria entre 90 e 135 g por dia.
O que é sal mineral? O sal mineral é uma mistura do cloreto de sódio (sal comum) com outras fontes de minerais, como o fosfato bicálcico que é fonte de cálcio e fósforo, sulfato de cobre, sulfato de zinco, óxido de magnésio, selenito de sódio e o iodato de potássio.
Sal proteico energético O principal objetivo é fazer com que o gado tenha uma maior consumo de pastagem. Na composição, o sal mineral aparece sal mineral, farelo de soja e milho moído. E o melhor, assim como o sal proteinado, você também pode fazer a sua própria mistura.
Desde o início da pesquisa, há 20 anos, a Tortuga é a marca escolhida pelos leitores na categoria Sal Mineral. Em 2020, além desse reconhecimento, o Tour DSM de Confinamento foi premiado como o melhor programa nutricional para bovinos de corte com o Troféu Top Rural.
Caso alguém tenha alguma dúvida, segue a resposta de um nutricionista animal sobre essa questão de nutrição humana: O sal para gado deve ser usado apenas pelos animais. Tanto o sal comum (um dos ingredientes do sal mineralizado vendido pelas empresas), como o próprio sal mineralizado.