As massas de ar são volumes de ar acumulados que possuem características em comum, como temperatura e umidade, e que se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou água. As regiões de origem das massas de ar determinam suas características de pressão, temperatura e umidade. ...
Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo e, portanto, pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam. Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.
As principais massas de ar que influenciam o clima brasileiro são: Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical continental e Massa polar Atlântica.
No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.
A massa equatorial continental (mEc) é uma massa de ar de aspecto quente e úmido que é originada na região central do estado brasileiro do Amazonas.
Resposta. Pois ela é úmida. Geralmente massas continentais são secas. A nossa é úmida devido a evapotranspiração da floresta Amazônica.
Resposta. Localiza-se no continente Americano.
Só acontece uma frente fria, quando uma massa polar se desloca e empurra uma tropical, ocupando o seu lugar. Para o território brasileiro, as mais importantes massas de ar são: - Massa equatorial atlântica (mEa) – Localiza-se na parte litorânea da Amazônia, em certos momentos do ano também se localiza no Nordeste.
Massas tropicais – suas regiões de origem são nas áreas próximas aos trópicos de Capricórnio e Câncer, entre as latitudes 25° e 30° tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. São massas de ar bastante úmidas, no entanto, se formadas em áreas continentais, normalmente, são secas.
Como o nome já diz, trata-se de grandes porções de ar cujas condições, como temperatura, pressão e umidade, são influenciadas pela região onde são formadas. Quando ela é "polar" significa que se formou no Polo Sul e por isso faz as temperaturas caírem (e, raras vezes, até nevar).
Resposta. Isso ocorre porque as massas de ar são formadas sobre áreas que não possuem muitos ventos, por isso vão adquirindo as características das regiões onde são formadas.