Chama-se culturalismo à postura da vertente da psicologia e das ciências sociais em geral que destaca o papel da cultura na explicação dos fenómenos psicológicos individuais e dos fenómenos coletivos.
É um conjunto de ações que admite como centro a cultura, capaz de explicar os fenômenos que movem o comportamento de uma população ou de um individuo.
Culturalismo Norte-Americano O principal representante foi Franz Boas com destaque para as obras: “Os objetivos da etnologia” (1888) e “Raça, Língua e Cultura” (1940).
Segundo o culturalismo jurídico, o Direito é uma criação do homem inserida na cultura (o Direito é um objeto cultural), portanto dotado de um significado, de valores, concebidos conforme cada tempo e lugar. ... O Direito é vivido no cotidiano de uma sociedade, que não é estática, muda ao longo da história.
Na sociologia, antropologia e filosofia culturalismo é a corrente que defende a importância central da cultura como uma força organizadora nos assuntos humanos. Hall define o culturalismo como a ênfase do cultural em oposição ao social, econômico ou histórico. ...
Franz Boas mostrou que as culturas humanas não percorrem o continuum simples-complexo, pretendido pelas teorias ortogenéticas, mas que existem diferentes desenvolvimentos históricos, resultantes de diferentes processos em que intervieram inúmeros fatores e acontecimentos, culturais e não culturais.
Franz Boas deixou uma enorme quantidade de obras, entre elas, destacam-se: “A Mente do Homem Primitivo” (1911), obra que foi considerada um dos textos fundamentais da Antropologia, “Handbook of Americanan Indian Languages, uma importante contribuição no campo das línguas pré-colombianas, “Raça Linguagem e Cultura” ( ...
O Relativismo Cultural busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social. ... No final do século XIX, a fim de rechaçar o etnocentrismo e o positivismo, a ideia de relativismo cultural ganhou força, através das obras de Franz Boas (1858-1942).
Relativismo cultural: definição Relativismo cultural significa que cada cultura é relativa a si mesma. Não é possível, por exemplo, ser europeu e julgar a cultura brasileira a partir de seus próprios valores.
Relativismo Sofista. O chamadoRelativismo Sofista é uma linha de pensamento da filosofia grega que defende a subjetividade da verdade. ... Veja o significado da frase do sofistagrego Protágoras "O homem é a medida de todas as coisas".
Os sofistas, embora não possuíssem uma doutrina única, são associados à idéia de relativismo. ... No âmbito da moral, o relativismo afirma que o Bem coincide com aquilo que é socialmente aprovado e que, por conseguinte, a ação correta é aquela que está de acordo com os costumes de uma determinada sociedade.
Os sofistas argumentavam baseando-se no sentido original do termo Retórica, enquanto Sócrates criou uma escola de pensadores suportados por novas concepções. ... Desde seu surgimento, a Retórica sempre foi importante elemento para manifestação do homem, seja para persuadir, seja para expressar-se com um bom discurso.
A importância dos sofistas para a democracia grega se dá pela inserção da retórica. Os sofistas eram conhecidos por se expressar muito bem, pois possuíam uma boa oratória, o que fazia que eles fossem reconhecidos pela democracia grega, pois a oratória era necessário de se usar nas ágoras.