O que a Laterizaço dos solos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.
Qual a importância da lixiviação?
A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. ... Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.
O que causa a lixiviação do solo?
Como dito anteriormente, a lixiviação do solo é um processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ela ocorre em solos que não possuem cobertura vegetal e causa a diminuição da sua fertilidade natural ao longo do tempo.
Quais são os principais impactos ambientais decorrentes do uso desses objetos?
3.4 Impactos AmbientaisSão vários os impactos ocasionados pelo uso e ocupação de determinada área. Por exemplo, as atividades agrícolas provocam impactos sobre o ambiente, tais como desmatamentos, queimadas em pastagens e florestas, poluição por agrotóxicos, erosão e degradação de solos e contaminação das águas.
Quais os impactos da poluição do solo?
As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água. A poluição que se infiltra transmite doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até câncer.