Sanear é limpar, enxugar eventuais vícios processuais que possam vir a obstruir ou até mesmo impedir o julgamento do mérito; organizar o processo, mutatis mutandis, é delimitar as questões fáticas e jurídicas, decidindo como recairá a atividade probatória e balizar como vai se dá a distribuição do ônus da prova.
Feito este, deliberará as provas....Quando declarado saneado o processo, a decisão saneadora rejeita as preliminares, suscitadas pelo réu ou pelo autor-reconvindo, na contestação, ou pelo Ministério Público, concernentes ao processo, inclusive... só assim terá condições de declarar saneado o processo.
2. Tornar higiénico ; salubrificar; remediar; tornar habitável.
verbo transitivo Tornar são, habitável. Tornar apto para a cultura. [Figurado] Reparar, eliminar falhas ou excessos: sanear as finanças.
Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte. Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso.
Segundo Galeno Lacerda, despacho saneador 'é a decisão proferida logo após a fase postulatória, na qual o juiz, examinando a legitimidade da relação processual, nega ou admite a continuação do processo ou da ação, dispondo, se necessário, sobre a correção de vícios sanáveis. '