Propôs a nova classificação dos organismos (1969) em cinco reinos: Monera (as bactérias e os cianófitos, ou seja, todos os procariontes), Protista (protozoários, euglenófitos, pirrófitos, crisófitos e mixomicetos), Fungi (todos os fungos), Plantae ou Metaphyta ou Reino Vegetalia (todos os vegetais) e Metazoa ou ...
Whittaker propôs em 1969 uma nova classificação dos organismos, em cinco reinos, que é classificação atualmente adotada. Esses reinos, que se diferenciam pelo tipo de nutrição do ser vivo e pela organização de suas células, são os seguintes: Monera: inclui os organismos procarióticos bactérias e algas azuis.
O sistema de classificação dos seres vivos em grandes categories, denominadas Reinos, que actualmente é mais aceite para fins pedagógicos é da autoria de Whittaker, na versão de 1979 modificada, com uma divisão em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
Resposta. Explicação: O reino protista é o reino das algas e dos protozoários. Os seres protistas englobam tanto seres unicelulares – possuem uma única célula – e também de seres pluricelulares – possuem várias células. No Reino Protista podem ser encontrados tantos seres heterótrofos quanto seres autótrofos.