Contracultura é qualquer movimento cultural que vise a negação ou questionamento de valores tidos como inquestionáveis. São exemplos de movimentos de contracultura o movimento punk - que questionava o capitalismo britânico - e o movimento Hippie - que questionava o militarismo estadunidense.
Na sociologia, a contracultura refere-se a um movimento libertário de contestação que surgiu na década de 60 nos Estados Unidos. Representou um movimento de rebeldia e insatisfação que rompeu com diversos padrões, ao contestar de forma radical comportamentos da cultura dominante.
Contracultura é um movimento de questionamento e negação da cultura vigente que visa quebrar tabus e contrariar normas e padrões culturais que dominam uma determinada sociedade. Em geral, as ações de contracultura surgiram de jovens descontentes com a vida e os padrões estabelecidos por seus pais.
Na década de 1950, surgia nos Estados Unidos, um grupo de jovens formados por poetas, escritores, músicos e artistas em geral que viviam de forma nômade e movidos pela inquietude de desmistificar a tradicional sociedade americana fundaram comunidades de jovens que utilizavam suas literaturas como protesto ao ...
A cultura hippie floresceu nos anos 1960 nos EUA, epicentro do consumismo. Os hippies rejeitavam as hierarquias e as instituições estabelecidas, contestavam os valores da classe média, opunham-se às armas nucleares e à guerra e eram comumente vegetarianos. ... Já a cultura punk surgiu nos anos 70 nos EUA e na Inglaterra.
“Punk: diz-se de ou movimento caracterizado pela contestação e desprezo pelos valores sociais, que surgiu na Inglaterra no final da década de 1970, reunindo jovens, por vezes violentos, que adotavam atitude provocativa, por meio de sinais exteriores, como roupas, cabelos, tatuagens etc.”.
O que é Punk: Punk é um movimento artístico de contracultura, disseminado principalmente através da música e da sua ideologia que defendia o antiautoritarismo, a liberdade anárquica, a oposição ao consumismo, entre outros pensamentos revolucionários.
Surgido na década de 1970 nos Estados Unidos e na Inglaterra, o Movimento Punk foi um fenômeno social marcado por sua forte ideologia de contestação do sistema capitalista, sendo identificado como um movimento de contracultura.
Dessa forma, o estilo Punk se consagrou com bandas como Sex pistols, The Clash, The Ramones, Velvet Underground e New York Dolls, e chegou ao Brasil no fim da década de 70. O cenário punk no Brasil se constituiu com forma muito mais combativa do que a observada no exterior.
Surgiu em Nova York a partir de 1974, quando os frequentadores da casa de shows CBGB e da cena underground local (usuários de drogas, poetas de rua, transsexuais e outros) formaram e apoiaram bandas que se opunham ao pomposo rock progressivo de bandas como Yes, que faziam muito sucesso na época.
>
História. O punk rock brasileiro nasceu como uma crítica ao regime militar brasileiro, implantado pelo golpe de 64, devido, principalmente à censura e à violenta repressão aplicadas pelo governo. ... As origens do punk no Brasil construíram uma banda inspirada em bandas como MC5, The Stooges e Sex Pistols: A Restos de Nada ...
O movimento punk no Brasil surgiu no final da década de 1970. O precursor foi o guitarrista Douglas Viscaino, que fundou a banda Restos de Nada, primeira banda punk brasileira em meados de 1978. Nessa época surgiu uma legião de bandas com o mesmo molde que juntas formaram o movimento punk.
"punk" em inglês punk rock {m.}
Pank - algo muito diferente, imprevisível. situação que o indivíduo é pego de surpresa. Essa notícia é pank, deixou todo muido arrasado!
Significado de Funk adjetivo Que se pode referir a esse gênero musical ou característico do funk: baile funk, música funk. Pronuncia-se: /fânc/. Etimologia (origem da palavra funk). Do inglês funk.