Como sei que a plula fez efeito? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É recomendado esperar de 15 dias a um mês para saber se a pílula funcionou. Caso a sua menstruação não tenha vindo normalmente durante esse período, é recomendada a realização de um teste de gravidez de farmácia, ou um exame Beta HCG.
Quando começam a aparecer os efeitos da pílula do dia seguinte?
Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomá-la, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada. Na maior parte dos casos, a menstruação ocorre com uma variação de cerca de três dias para mais ou para menos em relação à data esperada.
O que acontece no corpo quando toma a pílula do dia seguinte?
Por meio de uma carga extra de hormônios, ela retarda a ovulação, impede a fecundação e, caso o encontro com o espermatozóide já tenha ocorrido, não deixa o óvulo se fixar no útero. Assim, a pílula evita uma gravidez indesejada.
Como o levonorgestrel age no organismo?
O levonorgestrel atua impedindo ou retardando a ovulação, dificultando a passagem dos espermatozoides pelo útero e sua chegada na tuba uterina e dificultando reações de fecundação.
Como a pílula do dia seguinte pode falhar?
Se você faz sexo no período da ovulação ou depois da ovulação, sua pílula anticoncepcional de emergência não terá efeito (7). Se você fizer sexo desprotegido novamente depois de tomar a pílula no mesmo ciclo menstrual, ela também pode falhar (7).
É normal a menstruação atrasar 1 mês depois da pílula do dia seguinte?
Ou seja, a pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação até 1 mês. Por isso, a mulher que tomou a pílula do dia seguinte e não menstruou até 4 semanas após o uso, deverá procurar um serviço de saúde para investigação de possível gravidez.