Anaplasmose bovina é uma infecção causada por Anaplasma marginale e A. centrale, rickettsias da família Anaplasmataceae, ordem Rickettsiales. A espécie mais patogênica e de maior importância para bovinos é o A.
Quais são os sintomas da anaplasmose? Os sintomas geralmente se desenvolvem 1 a 2 semanas após a infecção e podem incluir febre, dor de cabeça, dor muscular, sensação geral de mal-estar ou indisposição, calafrios, náusea, dor abdominal, tosse, ou confusão.
Anaplasmose ou tristeza parasitária bovina é uma doença dos ruminantes, causada por uma bactéria, do gênero Anaplasma. Esse organismo contamina as hemácias e é transmitida naturalmente por espécies de carrapatos.
A solução da Ourofino para anaplasmose bovina é a administração do Ourotetra Plus LA, na dose 1 mL/10 Kg de peso vivo (oxitetraciclina, 20mg/Kg de peso vivo, via intramuscular profunda ou subcutânea) e em casos graves pode ser necessário tratamento de suporte.
Tratamento de anemia em bovinos Para animais anêmicos que estão em estágio grave da enfermidade, recomenda-se o tratamento com Ourotetra Plus LA. A utilização deste produto contribui para uma rápida recuperação dos animais, mas sempre consulte um médico veterinário para avaliar a situação.
Os sintomas nervosos serão os mais notórios, entre os quais, os mais comuns são os tremores musculares e da pele, contração das orelhas, tetania, enrijecimento dos membros anteriores, ataxia, sudoração excessiva, prostração, espasmos violentos e convulsões (PAULA VILLAMIL RODRÍGUEZ, 2007).
As vacas prenhes magras são então apartadas e passam a receber um tratamento diferenciado, seja suplementação com proteinado, ração ou mesmo pastejo em um pasto de melhor qualidade, dependendo do caso. Para o sucesso de um programa de suplementação, recomenda-se que o produtor procure assistência técnica especializada.
Vitamina B12 atua na síntese de energia, aumentado a ingestão alimentar e melhorando o estado nutricional da vaca.
Como criar gado de corte?
Aminofort 250 Ml - Vitafort - Suplemento Para Bovinos.
Para vacas mantidas a pasto, durante o período de menor crescimento do pasto, há necessidade de suplementação com volumosos: capim-elefante verde picado, cana-de-açúcar adicionada de 1% de uréia, silagem, feno ou forrageiras de inverno.
O guia de suplementação OVN recomenda suplementações com betacaroteno de 500 mg/vaca/d no pré-parto, 500-800 mg/ vaca/d durante o período de transição e 300- 500 mg/vaca/d após a quarta semana de lactação.
As vacas devem ser alimentadas três vezes ao dia com sal grosso e farelo. Para que possam comer, precisam ter os seus cochos. Deve-se oferecer água limpa e fresca para os animais pelo menos duas vezes ao dia.
Quando o bezerro nasce, a vaca mãe começa a produzir leite. Depois de 60 dias, em média, ocorre o desmame do filhote. Aí entra a função da ordenha frequente: quando a mama é pressionada, uma mensagem é enviada ao cérebro da vaca, estimulando a glândula hipófise, que libera um hormônio chamado oxitocina.
5 Raças de gado leiteiro mais comuns no Brasil
raça holandesa