Ela pode ocorrer nos dias muito frios em que podem ser formados vapores por causa do ar condensado. Tirando este motivo, a fumaça branca costuma ser um sinal de problema. Se ela surgir quando o motor estiver aquecido, pode indicar que há líquido no radiador. ... Assim, ela acaba saindo pelo escapamento em forma de fumaça.
Por que o motor queima óleo? As causas para o motor estar queimando óleo são diversas e podem ou não estar relacionadas com a atenção (a falta dela) dispensada pelo proprietário em relação à manutenção do veículo. Um dos motivos mais frequentes para que isso ocorra é o esquecimento.
Atenção especial ao escapamento Ligue o carro, deixe o motor aquecer e realize algum gasto de combustível que resulte em fumaça no escapamento. Se o resultado for uma fumaça anormal, de odor forte ou muito escura, há um claro indicativo de que o motor está com problemas.
Isso pode ser um problema mais grave, pois o óleo do motor da motocicleta está queimando na câmara de combustão. O mesmo óleo penetra na câmara do espaço disponível entre a parede do cilindro e o pistão. Com isso, há um indício de cheiro desagradável de queimado.
Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Pois, uma parte do óleo se queima junto com a combustão do motor.
Neste caso, existem duas opções: trocar o bloco do motor ou "encamisar" o cilindro (prensar um tubo de aço dentro do cilindro para restaurar as dimensões originais). A troca do bloco é melhor, mas é mais cara, e você terá um procedimento burocrático para regularizar a numeração deste novo motor junto ao Detran.
O óleo mais viscoso (com especificação 20W-60 ou 25W60), comercialmente chamado de óleo de alta quilometragem, é uma medida paliativa para motores que apresentam desgaste acentuado das peças internas (cilindro, pistão, anéis, virabrequim...) e, por causa disso, queimam óleo.
Entenda como reduzir o consumo de óleo automotivo
Aditivo Para Óleo De Motor Bardahl Bardal B12 Plus 500ml.
Descrição
Meia sola é quando o mecânico desmonta o motor por qualquer motivo, e ao remonta-lo apenas da uma brunida nos cilindros e faz uma troca de anéis.
Anéis de segmento são peças utilizadas em motores à combustão ou explosão, bem como em outros equipamentos. Além dos veículos, ferramentas como motosserras, embarcações e diversas outras máquinas também podem ser equipadas com esse elemento.
ATENÇÃO
No processo de montagem dos anéis nas canaletas do pistão, os manuais recomendam uma defasagem de 120° entre as pontas, o objetivo é evitar o alinhamento dos anéis durante o funcionamento do motor, visto que é comum o giro dentro das canaletas, o alinhamento das pontas provocará queda da compressão do motor e queima de ...
Com os anéis fora, meça a altura axial (essa é a espessura do anel) e a largura radial (a largura do anel da borda externa até a borda interna) do conjunto do anel de óleo com um conjunto de paquímetro ou um micrômetro, o que você tiver acesso fácil.
A bronzina de biela fica localizada na parte inferior do motor. Ela vai dentro da biela e existem diversas medidas quando colocadas nas fábricas. As medidas são Stander e após os virabrequins serem retificados ela vai de STD, 0,25, 0,50, 0,75, 1,00 e alguns casos 1,50, dependendo do desgaste do virabrequim.
Com o pistão em mãos, comece encaixando o par de anéis junto a mola — também conhecido como espaçador — na terceira canaleta porque esse anel é mais maleável. Logo em seguida, encaixe o próximo anel na segunda canaleta. Perceba que este item é um pouco mais resistente do que o primeiro.
Os pistões são fornecidos em diversas medidas que variam de STD (Stander) - 0,25mm - 0,50mm - 0,75mm e 1,00mm ou STD, 0,50mm e 1,00mm.
Se o cilindro estiver com medida 0,25 provavelmente o 0,50 cobre o degrau. Se ele estiver em medida STD, original, o 0,25 deve cobrir o degrau mas o melhor é deixar a oficina de retífica verificar para você.
O virabrequim é esse eixo na base do bloco, sendo preso por mancais lubrificados e revestidos por casquilhos ou bronzinas, que são peças de desgaste que permitem ao eixo estar sempre com o movimento livre, evitando assim um atrito direto com as partes do bloco, o que impediria o movimento, travando o motor.