O diagnóstico da causa do sangramento é importante. Para isso, a avaliação do exame físico e de suas queixas é fundamental. A grande chance é que seja um sangramento do colo uterino, perda do tampão mucoso ou uma vulvovaginite. Como você está com 35 semanas, o trabalho de parto pré-termo precisa ser descartado.
Além disso, algumas mulheres também podem apresentar um pequeno sangramento no final da gravidez devido ao trabalho de parto, saída do tampão mucoso e rompimento das membranas, que, normalmente, é acompanhado por contrações irregulares que indicam que o bebê irá nascer em breve.
Nessa reta final da gravidez, o sangramento considerado normal é aquele que ocorre junto com a perda do tampão mucoso — uma secreção espessa, similar ao corrimento branco, que protege o colo do útero contra a entrada de bactérias durante a gestação.
Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.