1. [ Biologia ] Que é exclusivo de determinada região (ex.: espécie endémica ). 2. [ Medicina ] Relativo a endemia ou doença frequente nos habitantes de uma região ou localidade.
Significado de Endemia substantivo feminino Doença característica de uma determinada região. Doença infecciosa que afeta significativamente uma certa região ou população: malária é uma das endemias rurais no Brasil.
Essas doenças foram e são, a malária, a febre amarela, a esquistossomose, as leishmanioses, as filarioses, a peste, a doença de Chagas, além do tracoma, da bouba, do bócio endêmico e de algumas helmintíases intestinais, principalmente a ancilostomíase.
Doenças endêmicas no Brasil Dentre as principais endemias que desafiam a saúde pública brasileira hoje são: Sarampo, a malária; Leishmaniose; Esquistossomose; Febre Amarela; dengue, Tracoma; Doença de Chagas; Hanseníase, Tuberculose; Cólera e Gripe A e Paracoccidioidomicose.
A seguir, separamos as principais doenças infecciosas consideradas endêmicas em nosso país.
A seguir, apresentamos três das principais epidemias que atingiram o Brasil ao longo da história.
As grandes epidemias ao longo da história
I) Veja quais são as 10 principais e mais comuns doenças crônicas no Brasil:
Sedentarismo, hábitos alimentares, estresse, consumo de álcool e o hábito de fumar, além de pouca prevenção, também são fatores relacionados. Entre as cinco primeiras doenças que mais matam no país estão: Doenças cardíacas isquêmicas – doenças cardíacas são a principal causa de morte no Brasil.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para descrever quais são as doenças mais comumente diagnosticadas em adultos, suas principais causas e seu tratamento.
Conheça as 5 principais doenças relacionadas ao trabalho
O próprio nome ja diz, Doenças patológicas ou seja doenças que apresentam uma patologia (anormalidade) que compromete parcialmente o totalmente um orgão ou sistema do corpo, pode ser contagiosa ou não, pode ser de origem viral, bacteriana, genética ou adquirida!
A cardiopatia isquêmica e o acidente vascular cerebral são os maiores causadores de mortes no mundo, sendo responsáveis por um total de 15,2 milhões de óbitos em 2016. Essas doenças têm permanecido como as principais causas de morte global nos últimos 15 anos.
Nos últimos 21 anos, apenas três pessoas foram diagnosticadas com uma tal de deficiência de isomerase de ribose-5-fosfato (RPI, na sigla em inglês) —ainda bem que os pesquisadores apelidaram a doença de deficiência de RPI. A incidência desta patologia é de um caso a cada 2,6 bilhões de pessoas.
Você sabe quais são as doenças ginecológicas mais comuns?