Embora seja uma prática comum, tomar laxante para perder peso não emagrece. O medicamento, na verdade, irá apenas limpar o intestino e, por isso, pode dar a impressão de emagrecimento: com o órgão vazio, a barriga parece menor, menos inchada.
Laxante não ajuda a emagrecer "Se você usar laxantes para perda de peso, até pode se pesar depois e ver o número na balança reduzir. Porém, a única coisa que, de fato, está perdendo é água. Pouca ou nenhuma gordura é perdida com laxantes", explica Machado.
Tomar laxante com frequência provoca irritação na mucosa do intestino. Tomar laxante todos os dias com a intenção de perder peso é um grande erro. O medicamento pode causar problemas à saúde, além de não ser capaz de emagrecer.
LACTO PURGA® não deve ser utilizado diariamente por período prolongado sem investigação da causa da prisão de ventre. O uso por longo tempo pode provocar a perda de líquidos, sais minerais e a diminuição de potássio no sangue.
Rapilax não deve ser tomado diariamente de forma contínua ou por períodos prolongados sem investigação da causa da prisão de ventre. O uso excessivamente prolongado pode provocar problemas de perda de substâncias importantes para a saúde. Há relatos de tonturas e/ou desmaios em pacientes que tomam Rapilax.
Com o uso excessivo de laxantes, estas haustrações vão sumindo e a o intestino grosso sente uma maior dificuldade para funcionar. Além, disso é como se ele aumentasse de tamanho, pois as "dobrinhas" foram "alisadas". Assim, o caminho para as fezes saírem fica ainda mais longo.
De acordo com a nutricionista, o ideal é consumir verduras e legumes, sementes com fibras, a maioria das frutas com casca e bagaço, iogurte probióticos, alimentos integrais e água.
Adultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar. Crianças com mais de 6 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar. A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças. Não se deve ingerir mais lactopurga do que o indicado pelo médico: Entenda porque tomar laxante em excesso faz mal.