EQST

O Que Flebite E Como Tratar?

O que é flebite e como tratar?

Flebite (Tromboflebite): o que é, sintomas e como é feito o tratamento. A flebite, ou tromboflebite, consiste na formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma veia, que impede o fluxo de sangue, o que provoca inchaço, vermelhidão e dor no local afetado.

O que causa flebite?

As causas mais frequentes das flebites são traumatismos ou contaminações bacterianas devido a injeções intravenosas de medicamentos ou de drogas. Além disso, as flebites podem ser causadas por substâncias químicas irritantes.

Quais os riscos da flebite?

A falta de tratamento pode levar a uma trombose venosa profunda. “A flebite ainda pode deixar marcas no local, como um caroço permanente, ou, em casos mais graves, progredir para tromboembolismo pulmonar, quando um pedaço do coágulo migra para os vasos dos pulmões”, alerta o médico do Hospital São Camilo.

Qual a diferença de flebite e trombose?

Caso a flebite não seja tratada, pode ocorrer a formação de coágulos de sangue, que evoluem para a tromboflebite, uma trombose superficial que acomete as veias abaixo da pele. Por sua vez, a trombose é caracterizada pela formação de um trombo, causado pela coagulação de sangue.

O que fazer para evitar a flebite?

Como prevenir flebites Também é indispensável o rodízio do local puncionado a cada 72 horas. Com isso, é importante que o enfermeiro se certifique da fixação adequada para prevenir irritação. Ademais, a troca de frascos a cada 24 horas e a correta higienização reduzem eventos adversos.

Quanto tempo dura uma flebite?

A flebite é uma inflamação das veias que pode ser provocada por diversos agentes, como medicamentos. O tempo de recuperação é variável entre as 1 a 2 semanas, podendo prolongar-se a depender de cada caso.

Como identificar uma flebite?

Como o médico diagnostica a flebite ? O diagnóstico é eminentemente clínico, partindo dos sintomas e do exame físico. Alguns casos, contudo, podem exigir exames complementares a serem determinados pelo médico. A ultrassonografia ajuda a diagnosticar os coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo.

Qual medicamento pode causar flebite?

Os enfermeiros identificaram a Vancomicina e Benzilpenicilina como os antibióticos com o mais forte potencial flebitico. Entre outros medicamentos e fluidos intravenosos, foram identificados aminofilina, cloridrato de amiodarona e cloreto de potássio 7,4% como potencialmente causadores de flebite.

Quais são os tipos de flebite?

Flebite ou tromboflebite é o inchaço de uma veia, geralmente com a presença de grandes ou pequenos coágulos sanguíneos na veia. Existem basicamente dois tipos dessa condição: flebite superficial e flebite venosa profunda ou trombose venosa profunda.

Qual a diferença entre flebite e varizes?

Alguns pacientes chegam ao consultório afirmando que estão com tromboflebite. Porém, muitas vezes esses pacientes apresentam varizes e quando sentem uma dor mais intensa e aguda ou uma vermelhidão na pele associam com a possibilidade de estarem com um quadro de flebite.

O que é flebite e cuidados de enfermagem?

A flebite é uma das complicações mais frequentes do uso de cateteres venosos periféricos (CVP). Caracterizando-se por uma inflamação aguda da veia, causando edema, dor, desconforto, eritema ao redor da punção e um “cordão” palpável ao longo do trajeto da veia.

Quais os 3 tipos de flebite?

Quadro clínico da flebite
  • grau 0 – sem sintomas;
  • grau I – eritema com ou sem dor local;
  • grau II – eritema com dor e/ou edema local;
  • grau III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia;
Mais itens...

Quais medicamentos podem causar flebite?

Os enfermeiros identificaram a Vancomicina e Benzilpenicilina como os antibióticos com o mais forte potencial flebitico. Entre outros medicamentos e fluidos intravenosos, foram identificados aminofilina, cloridrato de amiodarona e cloreto de potássio 7,4% como potencialmente causadores de flebite.

O que fazer para aliviar flebite?

O tratamento para flebite é feito através do uso de medicamentos antiinflamatórios, analgésicos como a aspirina para aliviar a dor, compressas mornas e úmidas nas zonas doloridas, repouso com pernas e braços elevados, e, em casos de tromboflebite o médico poderá receitar o uso de medicamentos anticoagulantes, para ...

O que é flebite mecânica?

Flebite Mecânica É uma irritação mecânica, causando uma flebite ou inflamação na veia; pode ser atribuída ao uso de cateter de calibre grande inserido em Flebite Química. Muitos fatores contribuem para o desenvolvimento de flebite química.

O que significa flebite na enfermagem?

A flebite caracteriza-se por uma inflamação aguda da veia, causando edema, dor, desconforto, eritema ao redor da punção e um "cordão" palpável ao longo do trajeto.

Qual médico trata de flebite?

E o profissional indicado para avaliar e tratar a flebite é o cirurgião vascular ou o angiologista. Diagnóstico do tipo de flebite (inflamação de veias superficiais), e tratamento especializado.

O que é flebite e como evitar?

Flebite é uma inflamação das veias que acontece freqüentemente em pacientes que utilizam cateter venoso periférico, seja para a administração da nutrição parenteral (NP) ou para medicação. É caracterizada por eritema, trombose, dor no local da inserção do cateter e edema (1,2).

Quais são os principais cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.
Mais itens...•6 de out. de 2020

Quais os graus de flebite?

A classificação da flebite consiste na avaliação de seus sinais e sintomas, podendo ser apresentada em quatro graus: Grau 1 – presença de eritema com ou sem dor local; Grau 2 – presença de dor, com eritema e/ou edema; Grau 3 – presença de dor, com eritema e/ou edema, com endurecimento e presença de um cordão fibroso ...