O planejamento de obras é um processo anterior à um empreendimento que engloba todas etapas anteriores à construção, passando por levantamento dos custos, elaboração do cronograma e estudo de viabilidade. O controle de obras ajuda a encontrar os desvios e antecipar às falhas.
Veja, abaixo, as etapas de um projeto de construção para organizar um planejamento de obras eficiente.
O curso Controle de Obras habilita o profissional para trabalhar em canteiros de obras ou em laboratórios de materiais de construção, solo, asfalto, para fiscalizar, acompanhar e monitorar a qualidade de obras verificando os padrões tecnológico em projetos e normas técnicas.
8 pontos de atenção para administrar uma obra com eficiência
A administração da execução de obra gira em torno de 17 a 20% do custo da obra. Esta variação ocorre em função da complexidade da obra, da confiança na mão de obra contratada, da concorrência de mercado entre outros aspectos.
1- Estrutura A obra precisa de sustentação e estabilidade, e é a estrutura que garante isso, com um conjunto de elementos combinados, de maneira que todos os esforços produzidos pelo próprio peso da obra, seus ocupantes, ventos e outras sobrecargas, sejam suportados.
A fase do projeto demora, em média, de 30 a 45 dias para ser concluída. Isso inclui o desenho da planta de demolição e de construção, distribuição de móveis, forro de gesso, elétrica, hidráulica, detalhamento da marcenaria e especificação dos materiais.
Conforme já dito, para a emissão de Laudo e ART, você paga R$ 74,00 no documento(ART) e pela responsabilidade técnica o profissional (engenheiro ou arquiteto) cobrará o valor de mercado, conforme sua região.
De acordo com a NBR 16.