Mostre o objeto, peça para que a criança fale o nome dele e na sequência escreve-o de forma espontânea na folha, quadro ou o que desejar. É importante deixar a criança livre para escrever, escolher as letras e a ordem de cada uma. A atividade de escrita espontânea não pode ser dirigida, copiada ou ditada.
Como a visão comportamentalista explica o desenvolvimento da linguagem? ... A linguagem é subjetiva e se constitui a partir das relações sociais. III. A aquisição da linguagem resulta de mecanismos de estimulação, reforço e modelagem que o adulto exerce sobre a criança.
O QUE NOS LEVA A APRENDER A FALAR?
A teoria behaviorista da linguagem parte do pressuposto de que o processo de aprendizagem consiste numa cadeia de estímulo-resposta- reforço. O ambiente fornece os estímulos - neste caso, estímulos lin- güísticos - e a criança fornece as repostas - tanto pela compreensão co- mo pela produção lingüística.
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.
Linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. As linguagens mistas combinam diferentes linguagens: linguagem verbal e linguagem não verbal.
A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem.
Texto Literário: