Para a extração de óleo de dendê, não há necessidade de utilizar nenhum tipo de solvente, apenas água quente, vapor e muita pressão, por meio de prensagem. Inicialmente, em ambos os processos, devem ser retirados dos cachos os frutos para ser macerados - os frutos são amassados e, em seguida, prensados.
Primeiramente, os frutos são colhidos e aquecidos a vapor, a fim de amolecer a polpa para facilitar a extração do óleo e encolher parcialmente as amêndoas - o que facilita a separação de sua casca. Os frutos passam por um digestor, formando uma massa que é prensada, de onde se extrai o óleo de palma bruto.
Estudos têm revelado que, comparado ao óleo de palma fresco, o óleo de palma oxidado induz um perfil lipídico adverso, ácidos graxos livres, fosfolipídios e cerebrosídios, também pode causar toxicidade nos órgãos, principalmente nos rins, pulmões, fígado e coração.
O azeite de dendê, azeite de dendém ou óleo de palma é um óleo popular nas culinárias africana e brasileira e, também, no candomblé. É produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro (Elaeis guineensis), originária do oeste da África.
O dendê além da culinária Além disso, integra sabões, sabonetes, detergentes, lubrificantes e glicerina, dentre diversos outros produtos. Como se não bastasse, pode ser usado também para a produção de biocombustível.
Benefícios do Azeite de Dendê
Além de ser usado no preparo de pratos como o bobó de camarão, moqueca, acarajé, vatapá e farofas, o dendê pode ser útil na sua cozinha para fazer outras refeições, já que combina muito bem com peixes, frutos do mar, banana da terra, feijão.
Pesquisa mostra que óleo de dendê pode ajudar a diminuir o colesterol | Jornal Hoje | G1. Uma pesquisa feita pela Escola Baiana de Medicina revelou que o dendê, tomado na quantidade certa, pode diminuir o colesterol e os triglicérides.
Segundo a cientista, o uso de óleos essenciais naturais com o azeite de dendê nos cosméticos são perfeitos para potencializar os efeitos na pele. “Esse óleo tem propriedades terapêuticas, que ajudam quem está como descamação ou pele seca, ou, mesmo, para manter elasticidade dela”, conta.
Por determinação e regulação da ANVISA, todos os alimentos e condimentos depois de abertos e retirados de suas embalagens originais têm prazo máximo de 30 dias…”
Essa moqueca leva azeite de dendê, mais bem pouco e para quem não gosta ou tem dificuldade de achar um bom azeite de dendê (que só se acha aqui na Bahia), pode substituir por azeite de oliva e usar colorau ou um pouco de extrato de tomates para dar essa corzinha...
Opções de Parcelamento: à vista R$ 14,49.
O dendezeiro tem sua origem na África, mais precisamente na costa do Golfo de Guiné, parte litorânea ocidental do continente africano. ... Além disso, o azeite de dendê já era presente nos hábitos e na cultura popular dos povos nativos naquela época.
Significado de Quitanda substantivo feminino Local ou estabelecimento onde se vendem legumes, frutas, ovos, galinhas, carvão etc. Tabuleiro em que o quitandeiro leva suas mercadorias.
Quitanga — 115, 4. Emprega-se em vez de quitanda, de preferência no sentido de quinqualhas, acêrvo de miudezas várias; do suaile kitanga. No Rio Grande do Norte diz-se quitangue (s) , roupa caseira, trastes domésticos, cacaréus, rede ...
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, quitanda, «local onde se fazem negócios; mercado, praça», é a adaptação ao português do quimbundo (língua de Angola) kitanda, «feira», termo que por sua vez evoluiu de kitânda, «estrado de bordão entrelaçado que servia de colchão».
Quitanda é um tipo de mercearia que vende frutas, verduras, legumes, ovos, carvão etc. Sua descrição básica são as pequenas mercearias mantidas pelos imigrantes portugueses no Brasil. O termo também se refere, no Brasil, especialmente em Minas Gerais, ao conjunto de doces, bolos e biscoitos feitos em casa.
A estrutura mínima para abrir uma quitanda deve ter cerca de 50 m², que é um espaço bom para dispor os equipamentos, prateleiras e o lugar para as pessoas passarem. Alguns equipamentos essenciais são: Balança pesadora: esse é basicamente o instrumento básico que todo dono de quitanda deve ter.
Os documentos necessários para abrir uma quitanda são simples: