Na Botânica, o tubo polínico é uma extensão na forma de tubo que os grãos de pólen emitem após o desembarque nos estigmas das flores e atua como um transporte de gametas masculinos do grão de pólen para o óvulo.
A oosfera situa-se em posição estratégica dentro do óvulo, bem junto a pequena abertura denominada mocrópila. O tubo polínico atinge exatamente a micrópila ovular e um dos dois núcleos espermáticos do pólen fecunda a oosfera, originado o zigoto. Este dará origem ao embrião.
Os arquegônios são estruturas multicelulares que produzem apenas uma oosfera (gameta feminino) — uma estrutura imóvel, diferentemente dos anterozoides. ... Nas briófitas, o arquegônio apresenta um formato de garrafa, com uma porção basal dilatada que abriga a oosfera.
substantivo feminino [Biologia] Célula sexual feminina que, desenvolvida no oogônio de fungos e de mais algumas algas, se encontra preparada para a fertilização.
O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução, pois garante que o tubo polínico faça o transporte do gameta masculino até o gameta feminino.
Resposta. Resposta:apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.