Modo de Preparo
A melhor dica para conservar alho triturado ou descascado é recorrer à tática do potinho com azeite ou óleo. Para isso, basta colocar o alho em um recipiente de vidro, adicionar azeite ou óleo até cobrir completamente, tampar e conservar na geladeira.
Mesmo assim o alho pode ser consumido com segurança. A reação somente acontece se o alho não estiver completamente maduro ou seco. ... Mas não se preocupe, a mudança de cor não é ameaçadora à saúde e o alho por ainda ser consumido com segurança (a não ser que existam sinais de decomposição).
Para conservar, basta descascar os dentes, amassa-los e deixá-los completamente cobertos por óleo, na seguinte proporção, 1 parte de alho para duas de óleo, em um pote de vidro ou plástico, com tampa bem vedada. Após usar, só fechar bem o recipiente e devolve-lo ao congelador.
Após a colheita, muitas pessoas pensam em como armazenar cebolas em casa....Para armazenar cebolas, são utilizados os seguintes itens:
Quando a cebola formar os cubinhos você tira os cubos da forma e os coloca em um pote próprio para congelador (assim como quando se congela alho) ou em um saquinho como dissemos anteriormente com a cebola fresca.
Para que a cebola dure mais tempo, você pode criar uma mistura com sal e azeite, que pode ficar na geladeira. "Se sobrou um pedaço de cebola, pique-a e misture com sal e azeite. Isso vai fazer com que ela dure cerca de 5 dias na geladeira".
Depois de cortada, o vegetal deve ser armazenado na geladeira em um pote fechado e deve ser consumido, no máximo, 2 dias. Depois desse período, ela começa a ficar com um cheiro ruim. Quer que ela dure mais? Pique a cebola e misture com sal e azeite: isso vai fazer com que ela dure cerca de 5 dias na geladeira.
Para evitar que o alimento estrague rápido, uma boa dica é picar a cebola em cubinhos bem pequenos e misturar com um pouco de sal e azeite: isso vai fazer com que ela dure cerca de 5 dias na geladeira, mesmo depois de cortada.
Mas depois de cortada a melhor forma de guardar a cebola é na geladeira dentro de um pote com tampa de borracha. Isso por no máximo dois dias. Porém caso queira que ela dure mais, triture ou pique a cebola e misture com azeite e um pouco de sal. Só isso já é capaz de fazer com que ela dure de 4 a 5 dias.
Basta picar a cebola como desejar, retirar o excesso de umidade com um papel toalha e levar ao congelador em potinhos com tampas bem vedados. O ideal é congelar porções pequenas e individuais, para usar em uma única preparação. Isso porque, depois de descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer.
Para congelar, corte a cebola em rodelas ou pique-a. Coloque a porção em uma vasilha aberta no freezer até congelar. ... Em temperatura ambiente, a cebola dura até 5 semanas, sendo que as roxas costumam durar mais do que as outras.
Os itens devem ser embalados em recipientes de vidro ou plástico com tampa, ou então em sacos plásticos próprios para levar ao congelador, hermeticamente fechados. No caso de usar sacos de congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem ao fechar.
Até dá para congelar tomate, mas só se ele for virar molho ou refogado depois. Botar no congelador e depois na salada nem pensar! É só lembrar que ele por dentro é cheio de água, e, quando ela derreter, a textura e o sabor do fruto não vão continuar os mesmos - na verdade o gosto fica péssimo.
"Tomates maduros devem ser armazenados de cabeça para baixo em temperatura ambiente de 2 a 3 dias para preservar a textura e o sabor. Já os verdes devem ser armazenados dentro de uma cesta de madeira ou vime para estimular o amadurecimento", diz. Os muito maduros é que vão para dentro da geladeira.