EQST

Quem Matou Artemisia?

Quem matou Artemisia?

Depois da batalha, Xerxes premiou Artemísia com uma armadura grega (“É perfeita – ainda não tinha nenhuma dessas no meu guarda-roupa”), e nossa mulher lhe presenteou outra vez com um pequeno conselho tático para o restante da guerra.

Quem venceu a batalha de Queroneia?

Filipe II

O que foi e qual o resultado da batalha de Queroneia?

A Batalha de Queroneia ocorreu em 338 a.C. e consistiu em um grande conflito entre a Macedônia, Tebas e Atenas. ... O projeto que sucedeu a libertação da Macedônia foi o de conquista das outras cidades-estado gregas, começando por aquelas que tinham potencial de reação mais baixo que as duas mais poderosas, Atenas e Tebas.

O que foi a Guerra do Peloponeso quais as suas consequências?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. ... O fim da guerra derrubou o poder de Atenas na península e resultou na hegemonia política e economia de Esparta na região, com seu sistema voltado para o fortalecimento militar.

Quais foram as consequências da guerra do Peloponeso para a Grécia antiga?

Essa mudança ficou marcada como “Tirania dos Trinta”. Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

O que foi a Guerra do Peloponeso Brainly?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

Quais foram as principais causas e consequências da Guerra do Peloponeso?

-Relações conflituosas entre Atenas e Esparta, pois as duas queriam hegemonia sobre as cidades-estado; -Esparta interpretou como ameaça o aumento da riqueza e da influência política de Atenas. ... - Impossibilidade de unificação das cidades-estado, o que também resultou no declínio dos povos gregos.

Quais foram as consequências da guerra de Peloponeso?

Esparta venceu a Guerra do Peloponeso após a rendição de Atenas em abril de 404 a.C.. As condições de paz foram desastrosas para a cidade de Atenas, enquanto Esparta se convertia no centro hegemônico da Grécia.

Quais foram as causas da guerra de Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga. ... O conflito teve como estopim o imperialismo ateniense e suas interferências em assuntos de interesse de Corinto, cidade aliada de Esparta.

Quais os motivos da guerra de Peloponeso?

Principais causas da guerra: - Os espartanos viam com desconfiança e ameaça o desenvolvimento econômico e aumento da influência política de Atenas na região da península do Peloponeso. - Relações tensas entre as duas cidades-estado e disputa pela hegemonia política e econômica na região.

Quais foram os motivos que levaram a Macedónia a invadir a Grécia e O que foi a Batalha de Queroneia?

Verificado por especialistas Os motivos que levaram a Macedônia a invadir a Grécia foram o desejo do rei Felipe II de controlar a península Báltica, ter controle sobre aquela porção do Mar Mediterrâneo e consolidar o grande e poderoso reino.

Por que se pode afirmar que a Guerra do Peloponeso contribuiu para a decadência grega?

Esta guerra de gregos contra gregos representou o fim da democracia ateniense e o início do declínio da civilização grega, pois o enfraquecimento decorrente do conflito resultou no domínio macedônico um século depois. ... Os aliados passaram ainda a pagar tributos aos atenienses, o que causou um agravamento nas alianças.

Qual o motivo da decadência das cidades gregas?

O que determinou o fim da civilização grega, foi que era dividida em diversas cidades -estados, foi a rivalidade que havia entre elas, suas principais cidades Atenas e Esparta lutavam para obter supremacia sobre as demais cidades gregas, e esta briga pelo poder foi aos poucos enfraquecendo a todas e acabaram sendo ...

Que fatores levaram Atenas a conquistar a hegemonia no mundo grego?

Com o fim da guerra a Confederação de Delos se tornou inútil. Porém, se os tributos dos partidários não fluíssem mais para a cidade ocorreria uma forte crise econômica e social. Sendo assim, os Estados-membros foram obrigados pelos atenienses a não interromper os pagamentos, marcando o início da hegemonia ateniense.

Quais os motivos das rivalidades entre as cidades Estados?

O mundo grego apesar de compartilhar a mesma religiao,e ter quase a mesma cultural,nao era unificado ou seja existiam varias cidades AUTONOMAS,que rivalizavam entre si.No periodo das guerras entre Atenas e Esparta foi devido ao imperialismo e hegemonia ateniense sobre as demais cidades.

Como se deu o enfraquecimento das cidades estados gregas?

A Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) acabou resultando no enfraquecimento do poderio econômico e militar das cidades-estados gregas que haviam hegemonizado a região oriental do Mediterrâneo. Esse enfraquecimento possibilitou posteriormente que os gregos fossem conquistados pelo: a) Império Macedônico.

Em qual período os gregos atingiram o auge e quais as cidades que mais se destacaram?

O auge da hegemonia ateniense foi alcançado entre as décadas de 440 e 430 a.C., conhecido como o "Século de Péricles". No período clássico, Atenas era um centro artístico, estudantil e filosófico, sendo a sede da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles.

O que caracteriza o período clássico grego?

O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. ... Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália.

Como surgiu a Grécia antiga resumo?

A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.

Como se formou a civilização grega quando e onde?

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios.