Uma construção coletiva de valorização de identidades, de conquista de espaço público, social e político. E o movimento expressa tudo isso por meio da arte: congrega música, discursos/poesia, dança e grafite. É uma manifestação cultural e artística híbrida, contemporânea, espelho dos nossos tempos.
O Movimento foi criado pelas equipes de baile norte-americanas, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestadas pelos jovens agrupados em gangues. O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break).
Todos os elementos do hip hop buscam transmitir uma mensagem, uma espécie de denúncia da realidade vivida na periferia. Para o hip hop, transmitir uma informação, uma mensagem consciente é muito importante em sua cultura. Os dois pilares do movimento são a atitude e a conscientização.
O hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros.
Resposta: Surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York mais precisamente no sul do Bronx.
O jamaicano Kool Herc, apelido de Clive Campbell, é considerado o pai do hip-hop. Precursor do movimento que explodiria nos anos 1990, Kool se mudou para os Estados Unidos no início da década de 1960.
Estamos falando de Jair Rodrigues que é conhecido como o primeiro 'rapper' brasileiro por ter incluído versos declamados na sua canção “Deixa isso pra lá” de 1960. A música tem versos que são muito mais declamados do que cantados, algo que surpreendeu e cativou o público.