Os crátons são estruturas geológicas da Terra formadas há centenas de milhares de anos e presentes em áreas de estabilidade tectônica. Essas estruturas possuem duas classificações, conhecidas como escudos cristalinos e bacias sedimentares. Eles se formam por meio de dois processos: sedimentação e erosão rochosa.
Resposta. crátons é uma formação geológica muito antiga (geralmente da era pré-cambriana) e se localizam em regiões sem atividade sísmicas ou vulcânicas, ou seja, nos centros das placas tectônicas.
formadas por núcleos de sedimentos geológicos muito antigos da era Pré - cambriana . por rochas metamórficas , encontrando-se em áreas de elevada estabilidade geológica . ligadas ao tectonismo .
O relevo terrestre é composto por três diferentes estruturas geológicas: bacias sedimentares, dobramentos modernos e crátons. A litosfera – camada rochosa do planeta Terra – apresenta inúmeras dinâmicas e variações.
As bacias sedimentares brasileiras
O Brasil possui 9 bacias sedimentares que são produtoras de petróleo:
Nessas estruturas se formam importantes recursos minerais energéticos como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. A estrutura geológica brasileira é constituída predominantemente por bacias sedimentares, que recobrem 64% do território.
As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua presença em áreas de depressão relativa ou absoluta resultantes do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), formando várias camadas de rochas sedimentares.
Os Escudos Cristalinos são importantes pois concentram grande quantidade de recursos minerais, principalmente metálicos, como ferro, manganês e níquel. Outros recursos são também relevantes como o granito (rocha magmática intrusiva) e o mármore (rocha metamórfica), amplamente utilizados na construção civil.
SIGNIFICADO DE BACIA PETROLÍFERA Áreas subterrâneas onde se localizam depósitos de petróleo.
Terrenos cristalinos proterozoicos – os escudos cristalinos formados na era proterozoica são hoje essencialmente constituídos por minerais metálicos como o ferro, bauxita, o manganês e ouro. Terrenos cristalinos arqueozoicos – são estruturas que deram origem a minerais não-metálicos como o granito e a ardósia.