Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. Desloca-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação.
Distribuição Geográfica: Desde a Amazônia até o Paraná, sendo que, historicamente chegava até Santa Catarina. Encontrada também no leste do Panamá e norte da Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru, Bolívia, até o norte da Argentina, Paraguai e no oeste do Equador.
Estima-se que nos últimos anos 20 filhotes de araras já nasceram em Campo Grande. Esse tipo de ave constrói abrigos em troncos de árvores mortas, principalmente das palmeiras.
As árvores onde dormem são chamadas de dormitórios e nelas é possível encontrar todo o bando ou o par. Um comportamento peculiar dessas aves é o preening, chamado também de autolimpeza. ... Alguns estudos têm revelado que o preening possui alguma relação com o comportamento em grupo das araras.
A taxa reprodutiva é baixa, geralmente são postos 2 ovos mas apenas um dos filhotes sobrevive em cada ninhada. O ninho é feito em cavidades naturais de troncos como o manduvi, árvore de grande porte, típica do Pantanal. Os ovos eclodem após 28 dias de incubação.
Possuem um bico grosso e curvo, que auxilia na alimentação composta principalmente de frutos e sementes, e uma língua grossa que geralmente é negra. Os pés têm quatro dedos, dois para frente e dois virados para trás que possibilitam a rápida escalada e movimentação nos troncos das árvores, já que não são boas voadoras.
Como legalizar um animal silvestre?
A Arara-vermelha é uma ave bem dócil, e por isso sua criação é relativamente simples. No entanto, ela necessita de um espaço grande, com água fresca à vontade, comida, ração de boa qualidade e frutas. Para que a ave fique bem, é necessário um viveiro com, no mínimo, 120m de altura, 1m de comprimento e 70 cm de largura.
A arara-azul-grande se destaca não só pela beleza, mas por ser o maior psitacídeo do mundo - ela chega a medir um metro de comprimento e pesar 1,5 Kg! Suas penas azul-escuras fazem com que, de longe, pareça preta. É também, por isso, conhecida como arara-preta e arara-una (sendo “una”, negro em Tupi).
Arara-spix
Tucano Toco
Vários predadores foram identificados, incluindo gralhas, gambás e quatis. No entanto, um mesmo suspeito foi indiciado na maior parte dos casos. Com uma média de 53,5% de todos os ovos predados anualmente, o maior predador de ovos de araras azuis foi… você adivinhou, o tucano-toco.
Os filhotes ficam no ninho por cerca de 90 dias e nesse período são alimentados pelos pais, que regurgitam a comida. Predadores: Gavião-real e primatas de médio porte. Longevidade: média de 80 anos. Habitat: matas úmidas, na copa das árvores altas.
A arara-vermelha-grande mede de 73 a 95 centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilo. Ela se chama vermelha, mas é colorida. Tudo bem que a cor que lhe dá o nome é predominante, mas ainda tem as asas azuis com uma faixa verde.
Preço da Arara Vermelha: O preço de uma Arara Vermelha Grande pode chegar a R$ 5 mil, mas é sempre muito importante certificar-se que a venda é feita dentro da lei e o estabelecimento tem autorização para comercializar estes pássaros.
Não há diferença cientificamente comprovada de que os machos “falam” mais que as fêmeas e vice e versa. Ou seja, não importa o sexo, ambos possuem a mesma capacidade de imitar sons e palavras.