7 dicas de como anunciar um imóvel corretamente
Entre os anos de 2009 e 2019, a Abrainc, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, estima que o investimento em imóveis tenha rendido, em média, 15,3% ao ano. O valor é a soma da valorização dos imóveis (9,4% ao ano) e do retorno médio com aluguel (5,9% ao ano).
Para quem busca diversidade e segurança a hora é de investir em imóveis. As vendas de imóveis no segundo trimestre de 2020 registraram alta de 10,5% em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
A valorização de imóveis é um processo natural na vida útil de um empreendimento em que o seu valor de mercado aumenta. Em outros termos, é o que acontece quando um apartamento, casa ou espaço comercial passa a ter um valor de venda maior do que o que tinha antes.
Na internet, em sites especializados no mercado imobiliário, você encontra informações sobre quanto vale o m² em diferentes localidades. Então, basta multiplicar esse valor pela metragem para obter o preço médio do imóvel.
Se você não tem pressa para morar ou alugar o apartamento, saiba que ele valoriza entre 20% e 50% depois de pronto, segundo o Sinduscon.
Na planta, o valor do imóvel é muito mais barato. ... Já no caso de um imóvel pronto, estas facilidades não existem. O financiamento exige o pagamento imediato de um valor de entrada, que deve ser de 10 a 30% do valor total do imóvel. Ou seja: para comprar imóvel pronto, é preciso ter um dinheiro maior já disponível.
A estrutura do imóvel é muito importante para a valorização. Contudo, o condomínio e o que ele oferece também pode ter um grande impacto no preço de uma residência. A quantidade de cômodos; o tamanho deles; a necessidade de reforma e o acabamento do imóvel interferem diretamente no valor de venda e locação.
Atrasos, promessas que não são cumpridas, revestimentos trocados, má qualidade dos acabamentos e até fraudes, que fazem a obra ficar parada ou mesmo ser cancelada existem, mas podem ser evitados com algumas ações antes durante e depois do processo de compra no apartamento na planta.
Risco de conclusão e entrega: o ponto mais importante na decisão pela compra do apartamento na planta é o risco envolvido, pois o imóvel ainda será construído, então não há como garantir que o apartamento, de fato, vai ficar pronto.
Dicas para não errar ao comprar apartamento na planta
De maneira geral, o comprador paga um valor de entrada pelo imóvel (e para o vendedor) e pede emprestado com o banco o restante, que será pago em parcelas acrescidas de juros em até 35 anos. Durante esse período, o imóvel fica ligado ao comprador, mas não pode ser negociado.
O apartamento em construção ou na planta, como é mais conhecido, é um imóvel que ainda não existe, a não ser no projeto da incorporadora, que para viabilizá-lo, começa a vender as unidades enquanto ainda estão sendo construídas. ... Depois do imóvel pronto, na entrega das chaves, é necessária a quitação do bem.
Bom, vamos às dicas:
Como é a compra de um apartamento na planta Estes R$ 150 mil são divididos entre parcelas mensais, taxas intermediárias (trimestrais, semestrais ou anuais, a depender do contrato) e uma última taxa na entrega.
Para realizar o financiamento do imóvel na planta, é necessário passar por duas etapas iniciais, são elas: a pré e a pós entrega das chaves. Ou seja, enquanto a obra ainda não foi concluída, em torno de 16 a 36 meses, o comprador deverá arcar somente com os gastos do valor de entrada do imóvel e as primeiras parcelas.